Feira das Décadas retoma história, arte e design das últimas gerações

O evento inovador aconteceu na cantina da Univel e foi resultado do trabalho dos alunos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Quem passou pela cantina no dia 25 de junho presenciou a Feira das Décadas dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propagando do Centro Universitário de Cascavel - Univel. A iniciativa de criar esse evento inovador surgiu do professor Anderson Costa e da professora Roberta Tavares, que teve como objetivo chamar a atenção para a evolução de uma década para a outra. “Os alunos puderam ver que nada do que temos hoje foi criado por somente uma geração, as influências vêm da arte, da história, do design, das guerras, até da paz e do movimento hippie. Tudo isso influencia a geração de hoje, é para que entendam de onde eles vieram”, explica Roberta.

Na feira, os alunos de Design Gráfico representaram as décadas, desde os anos 40 até os 90. “Separamos em grupos e cada um ficou com uma década, o nosso é da década de 90 e trouxemos coisas que remetem aquele tempo. Fizemos um mural com os principais acontecimentos, entre outras coisas, como a MTV, que foi muito marcante. Foi interessante, trouxemos o que tinha do design na época, o que foi trabalhado e usado. Percebemos até um retorno de muitas coisas daquela década, as modas, os vídeos e como as coisas se repetem, se repaginam e vem de novo com a mesma ideia”, conta o acadêmico de Design Gráfico,  André Luis Cordeiro.

O curso de Publicidade e Propaganda representou os milleniuns, geração que vem de 1994 até 2019. Já os alunos de Jornalismo ficaram responsáveis pela cobertura jornalística e representaram também os jornalistas daquelas décadas. Além disso, os alunos levaram produtos característicos das épocas para vender, como roupas de brechós, plantas, comidas, entre outros. “Foi uma feira de intervenção urbana e de arte. Os alunos compraram a ideia e trouxeram essa estrutura que foi muito além do que tínhamos imaginado”, conclui Roberta.

01.07.2019

Horta do abrigo São Vicente de Paulo ganha vida após revitalização feita por alunos de Agronomia
Por dentro do Centro Tecnológico: prefeitos da região Oeste do Paraná visitam nova estrutura da Univel