Institucional

Fisioterapia Desportiva Univel: Acadêmicos realizam atendimentos aos atletas no Campeonato Nacional de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

Fisioterapia Desportiva Univel: Acadêmicos realizam atendimentos aos atletas no Campeonato Nacional de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

Com objetivo de promover e apoiar eventos esportivos em Cascavel, o Centro Universitário Univel participou do evento com um espaço de atendimento de fisioterapia aos atletas e paratletas realizados pelos acadêmicos e professores 

 

De 03 a 05 de dezembro, o Lago Municipal de Cascavel recebeu o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e o Centro Universitário de Cascavel - Univel, com o propósito de apoiar o esporte, participou com um espaço de atendimento realizado pelos alunos e professores do curso de Fisioterapia, que atenderam os atletas e paratletas.

Para a professora do curso de Fisioterapia da Univel, Alana Tavares, os eventos esportivos proporcionam ao aluno uma experiência única de vivenciar a realidade do fisioterapeuta que atua na área esportiva. “O profissional que realiza este tipo de atendimento,  precisa monitorar constantemente o atleta, visto que, incidentes podem ocorrer dentro e fora da área de competição. Assim, os acadêmicos tem a oportunidade de vivenciar e desenvolver o raciocínio clínico rápido, visando a melhor performance do atleta durante o torneio”, ressalta Alana.

Além de oportunizar aos acadêmicos a ter contato com a prática da Fisioterapia Esportiva, também funciona como um espaço de interação com atletas, outros profissionais da área e fazer parte de um momento tão importante para os competidores. “Com o incentivo da Univel ao esporte, os alunos tem a oportunidade de conhecer o alto rendimento de diversas modalidades, sendo esta uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional. Não existe sensação mais gratificante do que receber o “muito obrigado” de um medalhista que atribui a fisioterapia à sua vitória, fazendo com que os alunos se sintam participantes dessa conquista”, declara a professora Alana Tavares. 

Para o atleta de paracanoagem Jair Cabral de Aguiar, de Caxias do Sul (RS), participar de competições é sempre oportunidade, não apenas de ganhar medalhas, mas de compartilhar a sua história e mostrar às pessoas que a deficiência não o impede de alcançar os seus objetivos. “A minha jornada neste esporte iniciou a partir do convite de um paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, em 2009 e desde então conquistei mais de 60 medalhas em campeonatos regionais e nacionais”, conta Jair. 

Para a acadêmica do curso de Fisioterapia da Univel, Whitney Andrade Nunes, participar de eventos esportivos, como o campeonato de canoagem nacional, é uma oportunidade de colocar o conhecimento adquirido em sala de aula na prática. “É uma ótima experiência, poder colocar em prática nossos conhecimentos teóricos e aperfeiçoar nossas técnicas além de conhecer várias áreas da Fisioterapia”, declara Whitney.  

 

Por: Núcleo de Comunicação

10.12.2021

 

Galeria de Fotos

 

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel promove o concurso I Charrete
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu