Institucional

Gastronomia em Ação: Acadêmicos de Gastronomia da Univel produzem cartilhas com receitas saudáveis para cozinheiras dos CMEIs de Cascavel

Gastronomia em Ação: Acadêmicos de Gastronomia da Univel produzem cartilhas com receitas saudáveis para cozinheiras dos CMEIs de Cascavel

Um dos objetivos gerais do projeto de extensão foi apresentar as merendeiras e direção dos CMEIS envolvidos, que era possível desenvolver uma alimentação saudável e com pouca variedade de insumos

Em busca de auxiliar na capacitação das merendeiras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cascavel, os acadêmicos do 3° período de Gastronomia da Univel produziram uma cartilha muito especial.

O Projeto Gastronomia em Ação: agregando valor nutricional à merenda escolar, coordenado pela professora Cássia Lopes de Oliveira, buscou oferecer ferramentas, instrumentos e capacitação para que sejam produzidas receitas saudáveis e variadas para as crianças.

“Um dos objetivos gerais do projeto de extensão foi apresentar as merendeiras e direção dos CMEIS envolvidos, que era possível desenvolver uma alimentação saudável e com pouca variedade de insumos. Outro objetivo também muito desafiador, foi a transformação de algumas produções já existentes em produções sem adição de açúcar”, ressaltou a professora.

A acadêmica que participou do projeto, Mayara Aparecida Tomazzi, explicou que produzir a cartilha foi fundamental para entender os desafios do dia a dia de uma cozinheira e como as restrições alimentares das crianças dificultam o trabalho. 

“Desenvolvemos, testamos e levamos degustações de receitas tanto para as crianças como para as funcionárias. Após esses testes escrevemos a cartilha com informações e dicas sobre manipulação de alimentos também, já que são muito importantes dentro de uma cozinha. Esperamos que elas leiam e possam utilizar do nosso projeto para otimizar o tempo e facilitar na escolha de refeições novas e atrativas para os alunos”.

Para a acadêmica Angélica Jamilk, foi gratificante poder compartilhar seu conhecimento.

“Aprender e ensinar são aspectos muito importantes da vida. Foi gratificante poder partilhar do nosso conhecimento específico sobre técnicas voltadas à gastronomia e à segurança nos preparos para auxiliar pessoas que lidam com a preparação de alimentos para as crianças. Fomos gentilmente recebidos pela equipe do CMEI e agradecemos pela oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”.

 

Núcleo de Comunicação 13.07.2022
 

Programação e Eletrônica: Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univel desenvolvem projetos e programas
Arte e Arquitetura: Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Curitiba