Gastronomia em Ação: Acadêmicos de Gastronomia da Univel produzem cartilhas com receitas saudáveis para cozinheiras dos CMEIs de Cascavel

Em busca de auxiliar na capacitação das merendeiras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cascavel, os acadêmicos do 3° período de Gastronomia da Univel produziram uma cartilha muito especial.

O Projeto Gastronomia em Ação: agregando valor nutricional à merenda escolar, coordenado pela professora Cássia Lopes de Oliveira, buscou oferecer ferramentas, instrumentos e capacitação para que sejam produzidas receitas saudáveis e variadas para as crianças.

“Um dos objetivos gerais do projeto de extensão foi apresentar as merendeiras e direção dos CMEIS envolvidos, que era possível desenvolver uma alimentação saudável e com pouca variedade de insumos. Outro objetivo também muito desafiador, foi a transformação de algumas produções já existentes em produções sem adição de açúcar”, ressaltou a professora.

A acadêmica que participou do projeto, Mayara Aparecida Tomazzi, explicou que produzir a cartilha foi fundamental para entender os desafios do dia a dia de uma cozinheira e como as restrições alimentares das crianças dificultam o trabalho.

“Desenvolvemos, testamos e levamos degustações de receitas tanto para as crianças como para as funcionárias. Após esses testes escrevemos a cartilha com informações e dicas sobre manipulação de alimentos também, já que são muito importantes dentro de uma cozinha. Esperamos que elas leiam e possam utilizar do nosso projeto para otimizar o tempo e facilitar na escolha de refeições novas e atrativas para os alunos”.

Para a acadêmica Angélica Jamilk, foi gratificante poder compartilhar seu conhecimento.

“Aprender e ensinar são aspectos muito importantes da vida. Foi gratificante poder partilhar do nosso conhecimento específico sobre técnicas voltadas à gastronomia e à segurança nos preparos para auxiliar pessoas que lidam com a preparação de alimentos para as crianças. Fomos gentilmente recebidos pela equipe do CMEI e agradecemos pela oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”.

Núcleo de Comunicação 13.07.2022

Programação e Eletrônica: Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univel desenvolvem projetos e programas
Arte e Arquitetura: Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Curitiba