Grupo GerAção  recebe palestra sobre "Os cuidados nas redes sociais"

Para viver bem e antenado com o que é moderno e tecnológico, não tem idade, prova disso, que a turma de idosos que faz parte do projeto GerAção, do Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL, teve uma aula sobre "Os cuidados nas redes sociais". Os 63 alunos, que tem entre 55 e 80 anos foram orientados pelo professor Alex Santos, sobre como é importante estar alerta para os perigos existentes nas redes sociais, já que em média, nós ficamos mais de 3h14 na internet.

Uma das dicas passadas para os idosos é a de que é importante ficar em alerta aos golpes, uma vez que os criminosos estão sempre atentos, o professor Alex explica que a tecnologia avança e os bandidos avançam com ela. Sabe aquela viagem que você está pensando em fazer? Não divulgue nas redes sociais se a sua casa for ficar sozinha; você pode voltar e encontrar tudo vazio. Não defenda partidos políticos, as pessoas brigam pela sigla e fazem inimizades muitas vezes por anos. Não fale mal dos outros, e nem compartilhe desgraças ou o que não vai agregar nada para a sua vida, "As pessoas acompanham tudo nas redes sociais, o que acontece tem um retorno muito rápido" conclui o professor Alex.

Selfie é outra tentação que pode colocar a vida em risco, vale estar atento sobre o local que a foto vai ser tirada. Muita gente se arrisca para ter a chamada "selfie perfeita", têm de tudo na internet, pessoas que vão ao zoológico, por exemplo, e ficam perto demais dos animais, muitas acabam sendo atacadas porque invadem o espaço do animal. O professor Alex explica que é comum ver fotos de acidentes de veículos ou verdadeiras catástrofes em que as pessoas fazem uma selfie sorrindo, perto da tragédia, "As pessoas esquecem do que está acontecendo e ficam preocupadas apenas em "aparecer" lindas e felizes nas fotos, não se preocupam com a tragédia ou com o sofrimento do próximo; use as ferramentas das redes sociais para plantar o bem", ressalta. Clarisse Bialeck, que participa do grupo contou que viajou com uma colega que não aproveitou a viagem porque ela só queria fazer fotos e postagens, "As pessoas deixam de curtir o momento, temos sim que registrar, mas, com sabedoria".

Dono Ódina Silva, coordenadora do projeto GerAção, explica que o objetivo sempre foi trazer novidades para os idosos, "A cada encontro tem um novo tema que é voltado aos interesses do grupo, para que todos fiquem a par das transformações que a sociedade vai implantando". Elizete Bortoli participa do projeto faz mais de 10 anos, para ela é maravilhoso fazer parte da turma, ela conta que são pessoas legais, ela faz amizades e aprende novidades, "É bacana essa atualização, fiquei mais velha, mas, eu não fico parada, estou sendo aprendendo coisas modernas e interessantes".

10.10.2017

1º vestibular da Univel como Centro Universitário é o maior da instituição