Hackathon Internacional: Acadêmicos do curso de TADS e Pedagogia da Univel participam do Internacional Space Apps Challenge da Nasa

A equipe One For All, formada por cinco acadêmicos da Univel, buscaram integrar a tecnologia e educação para desenvolver o projeto

O Internacional Space Apps Challenge da Nasa é o maior hackathon do mundo, que envolve milhares de cidadãos das mais diversas áreas do conhecimento em todo o mundo, para criar e desenvolver soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na terra e no espaço. Acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram do evento com o objetivo de desenvolver um projeto que aliasse educação e tecnologia.

A equipe chamada One For All, formada pelos acadêmicos Lucas Matheus, Lucas Vieira, Samuel Antunes, Julia Andreolli e Yohan Toledo, realizaram os desafios da Nasa, encontrando os meios de resolvê-los e apresentaram soluções funcionais em um período de 36 horas. O projeto desenvolvido pelos alunos foi um jogo educativo, com o intuito de ensinar as pessoas como sobreviver no espaço. “Fizemos um jogo educativo com a finalidade de educar as pessoas sobre como agir para sobreviver no espaço. No nosso jogo, o jogador deve cuidar do astronauta e da nave, mantendo eles vivos em uma viagem da Terra até Marte, mantendo os cuidados físicos e psicológicos. No futuro nosso jogo poderá ser usado como treinamento para as pessoas que participarão de viagens espaciais comerciais, pois muitas vezes as pessoas não tem letramento o suficiente para entender os termos dos astronautas, e nosso projeto torna essa compreensão mais simples, focando em múltiplos modos de aprendizagem”, conta o acadêmico de Pedagogia, Lucas Matheus.

Cada membro da equipe tem um plano diferente para o futuro, cada um busca crescer na sua área. “Para um futuro próximo vou me aprofundar nas áreas de design, inovação e pedagogia, pois fui convidado para ser mentor no próximo SPACE APPS e pretendo auxiliar nessas áreas, após isso tenho planos de trazer mais inovação para escola, transformando o ambiente e o modo de ensinar, um médico de cem anos atrás entra numa clínica hoje e nao sabe o que fazer, mas um professor de cem anos atrás se localiza facilmente em uma sala de aula, o mundo está mudando, a educação irá mudar também”, declara Lucas.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Thais Rocha Thomazini, é de suma importância a participação de acadêmicos da área da educação em eventos voltados para tecnologia. “Ficamos orgulhosos de ver nossos estudantes participando de cursos, eventos, competições voltadas para a área da tecnologia. É importante para eles enquanto acadêmicos estimularem a criatividade e o pensamento lógico, e para eles enquanto profissionais da educação desenvolverem seu raciocínio crítico em busca de soluções e práticas pedagógicas que envolvam a tecnologia”, ressalta Thais.

20.12.2021

Univel tem duas equipes aprovadas no Projeto Rondon
Acadêmicos do curso de Direito da Univel produzem vídeos e podcasts abordando sobre os Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (MCRC)