Lançamento de livro sobre acolhimento familiar reúne autoridades e acadêmicos, no auditório da Univel

Na noite desta quinta-feira (01), no Auditório do Centro Universitário Univel, foi realizado o lançamento do livro: Acolhimento familiar: uma alternativa ao direito à convivência da criança e do adolescente, dos autores: Caroline Buosi Vellasco, Doutora em psicologia, Diretora de Desenvolvimento e professora de graduação e pós-graduação da Univel, Neusa Cerutti, assistente social que coordenou por muitos anos o programa Família Acolhedora, em Cascavel, no Paraná e trabalhou na implantação do programa em mais de 200 municípios brasileiros e Sérgio Kreuz, Magistrado do Tribunal de Justiça do Paraná, que lecionou na Univel por mais de 20 anos.

A obra tem objetivo de destacar essa modalidade de acolhimento familiar mostrando os benefícios para servir de apoio para toda rede de proteção à criança e adolescente. Traz ainda, vasta experiência dos autores nesta área, modelos de legislação e programas de capacitação para as famílias acolhedoras, que servirão de base para consolidação, implantação e aperfeiçoamento dos acolhimentos já existentes no país.

“O livro traz o relato da nossa experiência na implantação do serviço de acolhimento familiar de Cascavel, que acabou se tornando um modelo de para todo o Brasil e também conceitos básicos e como fazer para implantar esse serviço, estamos dando o caminho para que o município, para a comunidade que queira implantar o programa de acolhimento familiar, para que tenham o mínimo de subsídio, pata que alcance sucesso” comenta Sérgio Kreuz.

Neusa Cerutti, acredita que a obra vai servir de espelho para qualificar os profissionais do Brasil inteiro.

“O livro vai qualificar os profissionais de todo o Brasil, ele tem uma linguagem extremamente simples. Ele também vai ajudar as famílias acolhedoras, uma vez que elas não têm uma formação, nós não exigimos a formação e precisamos falar em uma linguagem que essas famílias entendam, para que possamos contribuir.

O evento contou com a presença de diversas autoridades de Cascavel, acadêmicos da Univel e também recebeu uma família que participa do programa há oito anos.
“Acho o projeto muito lindo, é uma maneira de dar amor e carinho para quem está precisando”. Eu já aprendi muito com a Neuza e com o Dr. Sérgio, eles me deram capacitação. Ganhei uma filha com o programa, inclusive ela cursa Ciências contábeis na Univel, comenta Neuza Regina da Silva Medeiros, mãe acolhedora".

Conforme o Juiz e futuro Desembargador, do (TJPR) Tribunal de Justiça do Paraná, Rosaldo Pacagnan, o exemplar é de extrema importância para o programa Família Acolhedora.

"O livro traz um relato de uma experiência bem sucedida e com resultados sociais inestimáveis ao atendimento das crianças que estão em vulnerabilidade social e que precisam de amparo dos órgãos públicos. Parabenizo os autores, pois, não é uma obra meramente fictícia, é uma obra que espelha uma situação de experiência profissional de cada um deles".

Caroline Buosi, destaca que o livro serve como uma ferramenta de espelho para as cidades que possuem o programa.

“O livro ele é um instrumento e uma ferramenta para que as cidades possam conhecer mais sobre esse programa para implementar, nos seus espaços de trabalho, dentro de todos os municípios, estados e no Brasil. Nosso desejo através do livro, e cada vez mais crianças e adolescentes estejam sendo acolhidos pelo sistema de Famílias Acolhedoras e não pelos abrigos"

Posto Avançado do CEJUSC, da Univel de Cascavel, recebe Selo Circulando Por Aí, do Tribunal de Justiça do Paraná
Lançamento de livro sobre acolhimento familiar reúne acadêmicos e autoridades, no auditório do Centro Universitário Univel