Mais de 180 trabalhos científicos são apresentados na Jornada Científica da Univel

A 16º edição do evento promoveu a pesquisa científica e a interação entre os acadêmicos

A Univel promoveu a Jornada Científica, um evento que há 16 anos é dedicado à busca pelo conhecimento, com um diferencial especial. Diferente das semanas pedagógicas e congressos, a jornada abrange todos os cursos da instituição, assim os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer assuntos diferentes e interagir com outras temas, oferecendo diversas possibilidades aos acadêmicos e incentivando a busca pelo conhecimento.

O desenvolvimento de trabalhos de pesquisa é uma parte fundamental da graduação, e a Univel busca estimular o acadêmico a desenvolver suas pesquisas por meio de diversos projetos extracurriculares durante o ano. “É neste momento em que ele cria o conteúdo, produz materiais e este é um dos aspectos mais importantes de fazer os trabalhos. O aluno sai de recebedor e passa a produzir muito antes do tcc”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

A Professora e avaliadora dos trabalhos, Luciana Chemim explica que participar destes eventos é fundamental para o acadêmico. “É um meio do acadêmico não ficar atrelado somente ao conteúdo ministrado em sala de aula, mas olhar a realidade da nossa comunidade. É uma forma de participar como cidadão, como acadêmico e como agente transformador da sociedade”, ressalta.

A acadêmica de Nutrição, Wanella Marcela apresentou o banner do projeto desenvolvido com crianças do ensino público e do Hospital do Câncer de Cascavel - Uopeccan, em que os acadêmicos buscaram incentivar as crianças e adolescentes a terem uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares. “O projeto foi feito com o intuito de incentivar as crianças a preparar os alimentos, cozinhar, sentir o desejo de desenvolver melhores hábitos alimentares” explica a aluna.

Joel Aparecido de Souza, é acadêmico do 4º semestre de Engenharia Mecânica explicou sobre a importância da pesquisa. “Como é um trabalho fora da grade curricular, ele acrescenta muito na nossa experiência como acadêmico e profissional. Como engenheiro mecânico existe uma área muito específica que tem poucos atuando. A inspeção de solda, por exemplo, que é pouco explorada e abordamos em nosso trabalho”, explica.

Outro exemplo é o trabalho apresentado por Lucas Pereira de Fisioterapia sobre a Osteoartrose, que foi muito além da doença, também relacionou com a saúde e gastos públicos. “Nosso trabalho identifica as possíveis evoluções da Osteoartrose, que é uma doença que não tem cura e 90%  do tratamento é feito pelo fisioterapaueta. Esta doença causa grandes custos para o Sistema Único de Saúde - SUS, e se tratada precocemente pode gerar uma grande economia”, explica.

A apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos como a Jornada Científica, além de agregar valor ao currículo lattes, são essenciais para quem quer seguir uma carreira acadêmica como professor, ou fazer mestrado e doutorado, além das horas de atividades complementares.

O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, na Univel, e é promovido pelo Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, que neste ano trouxe o tema “Liberdade e Iniciativa”. O evento teve no primeiro dia uma palestra com o renomado advogado, jornalista, escritor e professor, Clóvis de Barros Filho, que foi recebido pelos mais de 600 inscritos de todos os cursos da Univel. “A palestra reforçou que temos que buscar, que é difícil, que temos que batalhar, é um tema muito importante para os acadêmicos. Ficamos com o conteúdo que ele trouxe, os alunos gostaram e pra mim é este o resultado positivo”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do evento e disponibilizados no site da Univel. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais, as edições anteriores estão disponíveis no link:

Falamos um pouco mais sobre a palestra do Professor Clóvis de Barros Filho, para saber mais acesse o link:

Confira a galeria de fotos do segundo dia

07.11.2018

XVI Jornada Científica da Univel