Mais de 180 trabalhos científicos são apresentados na Jornada Científica da Univel

Mais de 180 trabalhos científicos são apresentados na Jornada Científica da Univel

Mais de 180 trabalhos científicos são apresentados na Jornada Científica da Univel

 

A 16º edição do evento promoveu a pesquisa científica e a interação entre os acadêmicos

A Univel promoveu a Jornada Científica, um evento que há 16 anos é dedicado à busca pelo conhecimento, com um diferencial especial. Diferente das semanas pedagógicas e congressos, a jornada abrange todos os cursos da instituição, assim os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer assuntos diferentes e interagir com outras temas, oferecendo diversas possibilidades aos acadêmicos e incentivando a busca pelo conhecimento.

O desenvolvimento de trabalhos de pesquisa é uma parte fundamental da graduação, e a Univel busca estimular o acadêmico a desenvolver suas pesquisas por meio de diversos projetos extracurriculares durante o ano. “É neste momento em que ele cria o conteúdo, produz materiais e este é um dos aspectos mais importantes de fazer os trabalhos. O aluno sai de recebedor e passa a produzir muito antes do tcc”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

A Professora e avaliadora dos trabalhos, Luciana Chemim explica que participar destes eventos é fundamental para o acadêmico. “É um meio do acadêmico não ficar atrelado somente ao conteúdo ministrado em sala de aula, mas olhar a realidade da nossa comunidade. É uma forma de participar como cidadão, como acadêmico e como agente transformador da sociedade”, ressalta.

A acadêmica de Nutrição, Wanella Marcela apresentou o banner do projeto desenvolvido com crianças do ensino público e do Hospital do Câncer de Cascavel - Uopeccan, em que os acadêmicos buscaram incentivar as crianças e adolescentes a terem uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares. “O projeto foi feito com o intuito de incentivar as crianças a preparar os alimentos, cozinhar, sentir o desejo de desenvolver melhores hábitos alimentares” explica a aluna.

Joel Aparecido de Souza, é acadêmico do 4º semestre de Engenharia Mecânica explicou sobre a importância da pesquisa. “Como é um trabalho fora da grade curricular, ele acrescenta muito na nossa experiência como acadêmico e profissional. Como engenheiro mecânico existe uma área muito específica que tem poucos atuando. A inspeção de solda, por exemplo, que é pouco explorada e abordamos em nosso trabalho”, explica.

Outro exemplo é o trabalho apresentado por Lucas Pereira de Fisioterapia sobre a Osteoartrose, que foi muito além da doença, também relacionou com a saúde e gastos públicos. “Nosso trabalho identifica as possíveis evoluções da Osteoartrose, que é uma doença que não tem cura e 90%  do tratamento é feito pelo fisioterapaueta. Esta doença causa grandes custos para o Sistema Único de Saúde - SUS, e se tratada precocemente pode gerar uma grande economia”, explica.

A apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos como a Jornada Científica, além de agregar valor ao currículo lattes, são essenciais para quem quer seguir uma carreira acadêmica como professor, ou fazer mestrado e doutorado, além das horas de atividades complementares.

O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, na Univel, e é promovido pelo Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, que neste ano trouxe o tema “Liberdade e Iniciativa”. O evento teve no primeiro dia uma palestra com o renomado advogado, jornalista, escritor e professor, Clóvis de Barros Filho, que foi recebido pelos mais de 600 inscritos de todos os cursos da Univel. “A palestra reforçou que temos que buscar, que é difícil, que temos que batalhar, é um tema muito importante para os acadêmicos. Ficamos com o conteúdo que ele trouxe, os alunos gostaram e pra mim é este o resultado positivo”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do evento e disponibilizados no site da Univel. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais, as edições anteriores estão disponíveis no link:

Falamos um pouco mais sobre a palestra do Professor Clóvis de Barros Filho, para saber mais acesse o link:

Confira a galeria de fotos do segundo dia

Por: Núcleo de Comunicação

07.11.2018

XVI Jornada Científica da Univel
I Simpósio da Saúde é realizado na Univel