Institucional

Imprensa

A menina que roubava livros

 

A menina que roubava livros, de Markus Zusak, se tornou um best-seller.

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor que dá a menina lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel passa seu tempo lendo. Em tempos de livros incendiados, ela passa a rouba-los.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. A menina faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

 

Markus Zusak nasceu em 1975, em Sydney, na Austrália. Seu best-seller A menina que roubava livros lhe rendeu sucesso mundial, tendo sido traduzido para mais de quarenta idiomas e conquistado diversos prêmios.

 

Esse texto foi elaborado pela equipe da Biblioteca, que busca despertar o interesse dos alunos pela leitura. Você pode conferir este livro e tanto outros títulos na Biblioteca da Univel, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h às 22h50 e aos sábados é das 7h30 às 17h30.

Se tiver alguma sugestão de livro, envie para nós no e-mail biblioteca@univel.br

Calouros de Psicologia da Univel se reúnem para conhecer mais sobre os conteúdos do curso
V Simpósio Compliance Jurídico, Instituições e Tecnologia e Aula Magna de Direito ressaltam tema essencial para a formação