Muito além da clínica: acadêmicos de Nutrição recebem profissionais para debate sobre a profissão

Os alunos conheceram mais sobre as áreas de atuação, a rotina, os desafios e realizações da profissão

Já pensou em quantas áreas um nutricionista pode trabalhar? O profissional da nutrição usa seus conhecimentos para ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos saudáveis através da alimentação, mas vai muito além disso.  São no mínimo nove áreas de atuação onde ele pode, desde recomendar uma dieta balanceada, até trabalhar em um ambulatório hospitalar, marketing, alimentação infantil, docência, saúde pública e como consultor em restaurantes e similares.

Para se aprofundar mais nas áreas de atuação, os alunos do 1º semestre de Nutrição da Univel receberam profissionais de áreas diferentes para debater os aspectos da profissão. A professora Gabriella Guedes, que ministra a disciplina de Ética e Legislação, conta que o objetivo desta mesa redonda foi aproximar o acadêmico da realidade da profissão. “O aluno pôde conhecer mais da rotina deste profissional, tendo uma visualização mais ampla das dificuldades, obstáculos e os benefícios de cada uma”, explica.

Muito além do estudo em sala de aula, as sete nutricionistas convidadas falaram das afinidades de cada área, deram dicas do direcionamento do estudo e as legislações mais relevantes que regem cada área. A Coordenadora do curso, Raquel Goreti Dreher, fala da importância deste momento para os alunos tirarem dúvidas, sanando a curiosidade e ampliando a visão sobre o mercado de trabalho. “Escutando um profissional que trabalha com isso, os desafios e a rotina, desperta o interesse para atuação. No decorrer do curso eles vão poder buscar outras áreas, e com o apoio das disciplinas e estágios que ainda virão, será possível identificar sua área de maior afinidade”, ressalta.

Áreas de atuação

São várias as áreas de atuação do nutricionista, que tem um amplo mercado de trabalho para a atuação. A Marcia Dalla Costa trabalha com saúde coletiva. Neste ramo o profissional pode atuar como conselheiro de saúde, fiscal sanitário, gestor de programas governamentais e em UPAS e CMEIS por exemplo. Na alimentação coletiva, onde atuam as convidadas Giovana Mattielo e a Danila Frank Mendes, existe também a consultoria, que trabalha no planejamento e controle de refeições, treinamento de funcionários, elaboração de cardápios, tabela nutricional e manual de boas práticas por exemplo.

Na área da clínica e ambulatorial foram convidadas as nutricionistas Claudia Lordani e Carolina Doneda, que apesar de atuarem na mesma área vivem realidades totalmente diferentes na profissão. A nutrição clínica e ambulatorial trabalha na assistência nutricional e dietoterápica em hospitais gerais e especializados, e clínicas em geral, esta área atua na alimentação de pré e pós operatório, por exemplo.

Outro ramo de atividade é a nutrição esportiva, onde a convidada Zulmara Dutra atua. Além de academias e das dietas, faz também o atendimento à atletas de alto nível em modalidades esportivas, como futebol, ginástica, vôlei, entre outros. A convidada Monia Trombim falou sobre a cadeia de produção e indústria de alimentos, atuando na área do Marketing. Além destas áreas, é possível também trabalhar no ensino, docência e pesquisa, fundamentais na formação de novos profissionais e desenvolvimento da nutrição.

05.04.2019

Alunos do curso de Direito da Univel participam de Minicurso
Visita técnica a Itaipu proporciona novos aprendizados aos alunos da Univel