Nas aulas online, acadêmicos compartilham momentos e colocam a “mão na massa” nas atividades em casa

Alunos de Gastronomia e Pedagogia compartilharam as experiências por meio das mídias sociais

Em isolamento social, para conter o contágio do novo coronavírus, os alunos do Centro Universitário de Cascavel - Univel, estão vivenciando um novo formato do processo de aprendizagem, por meio das aulas online. As aulas são transmitidas em tempo real através da plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde podem estudar de casa, enviar dúvidas, comentários e interagir virtualmente com os professores e colegas. Nas últimas semanas, os acadêmicos contaram com a participação de profissionais de todo o Brasil para compartilhar o conhecimento e trocar experiências.

Além das palestras virtuais, diversos acadêmicos experimentaram colocar a mão na massa, e praticar o que aprenderam nas aulas, ou compartilharam experiências vivenciadas na infância, como é o caso da turma de Pedagogia.

O Pedagogo tem papel fundamental na formação da criança, e faz parte de muitas memórias da infância de todos. Na disciplina de Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil, os alunos estudaram a concepção da infância e durante o processo de aprendizado, surgiu um desafio. “Quando comentamos sobre a foto tradicional da escola, eu desafiei os alunos a postar, contando um pouco e mostrando este momento. Tivemos um resultado bem bacana, com muito carinho, eles lembraram das formaturas, das noites de soninho, a relação com os professores, como era essa época, o lanche da escola e isso tudo foi maravilhoso, ficamos uma aula toda relembrando essas histórias da infância”, explica a professora Mariléia Deboni.

Os alunos de Gastronomia tiveram também aulas especiais. Na disciplina do professor André Luiz Zampier, o aprendizado foi sobre o norte da Itália, de onde vieram aproximadamente 70% dos imigrantes para o Brasil. “Muito da nossa gastronomia tem raízes dessa região, exemplo a polenta, o agnolini. Pedimos que fizessem um estudo sobre essas receitas e tentassem chegar o mais próximo possível de como é executado lá [na Itália]” explica o professor. Outras ações aconteceram no Desafio de Produção de Pão, com o professor Eric Velazquez, onde os alunos reproduziram a receita de pão em casa, registrando o momento e compartilhando nas mídias sociais.

No stories do Instagram da @univeloficial os alunos têm compartilhado a rotina de estudos, assistindo as aulas, fazendo trabalhos ou TCC. São registros especiais, que contam com participações dos filhos, das famílias e dos pets, por exemplo. O momento pede cautela e resiliência e abre um mundo de possibilidades, vamos aproveitar esta fase para nos cuidarmos e evoluirmos. Siga a Univel nas redes sociais e acompanhe mais sobre a rotina dos alunos.

07.05.2020

Galeria de fotos

Profissionais participam das aulas online da Univel compartilhando a experiência da profissão
Professores e alunos da Univel participam da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes