NPJ e SAJU da Univel participam do Programa Justiça no Bairro

A ação aconteceu no último sábado (22) e envolveu a comunidade para um dia de atendimento e esclarecimento de dúvidas de casos simples

Proporcionar o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário é um dos objetivos do Programa Justiça no Bairro, que ao longo dos seus 15 anos já realizou cerca de três milhões de atendimentos a população, de acordo com a fundadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo. No último sábado, 22, aconteceu mais uma edição da iniciativa, com a tradicional presença do Centro Universitário de Cascavel - Univel.

Nesse dia, toda a população tem acesso à justiça, em casos de guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade, regulamentação de visitas, interdição, tutela, dentre outros. “A iniciativa surgiu para dar andamento em casos parados e atender a população, apoiando o judiciário na prestação de serviços”, explica a professora de Direito Civil da Univel, Deise Cardoso.

O atendimento é realizado principalmente para a população de baixa renda e famílias vulneráveis economicamente. “Esse evento proporciona o acesso à justiça para a população que necessita, mas não tem esse acesso”, ressalta a professora e advogada orientadora no Núcleo de Prática Jurídica da Univel, Vanderléia Pereira Gomes Gairdag.

Participação da Univel

Professores, advogados, colaboradores e acadêmicos do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e SAJU (Serviço de Assistência Jurídica) da Univel participaram da ação oferecendo assessoria a comunidade. “É muito importante para os alunos, porque eles não ficam só na teoria, eles se deparam com problemas, e a partir disso, podem ajudar essas pessoas, ouvir os casos delas e trabalhar na prática da advocacia”, conta a Professora Deise Cardoso.

A iniciativa da Univel no evento, além de auxiliar a população, também visa proporcionar a realidade para os alunos, para que estejam preparados para os futuros da sua profissão. “Nesse evento, eles têm a oportunidade de adquirir novos aprendizados para o seu futuro, como devem atender um cliente, como fazer uma ação e como construir um processo”, reforça a analista Rosemari Brasil.

A aluna do 5º ano de Direito na Univel, Thais Caroline Gwadera participou do evento esclarecendo as dúvidas da comunidade. “Hoje coletamos as informações, para ver em qual caso se encaixa, se é pensão alimentícia, investigação de paternidade, dentre outros. Esclarecemos o que precisa ser feito e explicamos detalhadamente como funciona o procedimento, para que saíssem daqui sem dúvidas”, conta Thais.

27.09.2018

Univel promove visita técnica a alunos do Colégio Eleodoro