O Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Univel realiza atendimento e soltura de gavião

A ave foi resgatada pelo Instituto Água e Terra - IAT e encaminhada para atendimento no CAFS, na Clínica Veterinária Univel

Após realizar o resgate de um gavião fraturado, o Instituto Água e Terra (IAT) encaminhou o animal para atendimento no Centro de Apoio a Fauna Silvestre, localizado na Clínica Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel. O gavião atendido teve uma fratura no osso chamado coracóide e que impossibilitava que o animal tivesse um voo adequado ou conseguisse voar.

O animal foi admitido no CAFS e permaneceu na clínica para tratamento por mais de um mês, no qual foi medicado para amenizar a dor e para dar conforto para esse paciente, foi necessário o uso de tala para restrição de movimento até que o osso cicatrizasse. Após o tratamento foi realizada uma avaliação das condições do animal, onde foi avaliado se o  gavião estava apto a caçar, seus instintos preservados e teria capacidade de voo para conseguir sobreviver. De acordo com o professor de Medicina Veterinária da Univel, Ronaldo José Piccoli, a partir da avaliação foi notado que o gavião estava apto para ser solto e reintroduzido na natureza. “Passado quatro semanas após a fratura, fizemos o diagnóstico e o gavião começou a ter estímulo para voo, fazendo com que ele desenvolvesse pequenos exercícios de voo durante a estada no CAFS, para poder voar de forma adequada no momento da soltura”, conta Ronaldo.

A soltura de animais resgatados pelos IAT e atendidos pelo CAFS - Univel, é um momento recompensador. No caso do gavião, foi necessário estar em uma condição climática favorável e realizada a soltura em uma área de mata preservada, onde o animal vai ter recursos naturais necessários para sobreviver, caçar e encontrar parceiras para reprodução. “O momento da soltura é sempre muito importante para nós trabalharmos com fauna silvestre, a maior recompensa é poder liberar esse animal novamente na natureza, é um dos momentos mais gratificantes do nosso trabalho”, ressalta Ronaldo.

22.07.2021

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)
Inovação na agricultura: curso online ensina sobre multiplicação on farm