Institucional

Imprensa

O “II Workshop Produtos de Origem Animal - Novas Tecnologias e Desafios da Atuação Profissional” promovido pelo CRMV-PR acontece na Univel

O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, com o objetivo de debater sobre as novas tecnologias e legislações ligadas à produção e fiscalização dos produtos de origem animal. Contou com a participação de profissionais da área e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Univel

 

O auditório Euclydes José Formigheri do Centro Universitário de Cascavel - Univel, foi palco para do segundo workshop organizado pela Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (CTIPOA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR), tendo como tema “Produtos de Origem Animal - Novas Tecnologias e Desafios da Atuação Profissional”. O evento contou com a participação do presidente do CRMV/PR, Rodrigo Távora Mira,  o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (SINDIVET/PR), Cezar Amin Pasqualin, a presidente da CTIPOA, Ana Lucia Menon de Lima Guarapuava, o Reitor da Univel, Renato Silva, dentre outras autoridades.

O evento teve como objetivo debater sobre as novas tecnologias e legislações ligadas à produção e fiscalização dos produtos de origem animal. Responsabilidade técnicas em supermercados, serviço de inspeção municipal, IN 60 e amostragem dos alimentos, rotulagem de alimentos, fraudes em produtos cárneos e pescados, fraudes em produtos lácteos  e novas tecnologias - produção de carne celular, foram alguns dos temas abordados durante a programação do evento.

Para o presidente do CRMV/PR, Rodrigo Távora Mira, a presença de profissionais com uma boa formação, qualificação e que tenha uma visão crítica da atuação da profissão, faz a diferença na sociedade. “Precisamos de profissionais e cidadãos comprometidos com a ética, que sejam humanistas, inovadores, que tenham uma visão crítica e reflexiva, que atuem em prol do progresso da sociedade. Esse é o perfil profissional que se almeja para a Medicina Veterinária”, ressalta Rodrigo. 

O presidente do SINDIVET/PR, Cezar Amin Pasqualin, após agradecer a presença dos profissionais e autoridades, ressaltou a importância dos acadêmicos do curso Medicina Veterinária. “Quero agradecer a presença de todos médicos veterinários, zootecnistas, demais profissionais de outras áreas que estão presentes e principalmente  dos estudantes de Medicina Veterinária, que serão os futuros norteadores e cultivadores da evolução da nossa profissão e da sociedade”, declara Cezar. 

Diversas entidades representativas da área se uniram para premiar profissionais e reconhecer instituições que tiveram destaque em temas relacionados à medicina veterinária. Durante o evento também foi realizada a premiação de dois profissionais da Medicina Veterinária, sendo um deles, o assessor regional do CRMV/PR e inspetor João Carlos Koehler. “Esse prêmio não é somente meu, mas sim de toda a Secretaria Municipal de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Cascavel, em que me orgulho de trabalhar. Tudo teve início em 9 de setembro de 1997, exatamente no dia em que é comemorado o Dia do Médico Veterinário. Foi quando iniciei meu trabalho frente a Secretaria da Agricultura e a minha missão era criar e implementar o serviço de inspeção municipal”, conta João. 

Para o Reitor da Univel, Renato Silva, a realização de workshops e cursos é sempre uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Fico feliz de terem escolhido a Univel para a realização deste evento e que vocês se sintam à vontade para aprender algo novo. Principalmente discutir como podemos melhorar e evoluir na questão da produção e inspeção de produtos de origem animal, um assunto tão importante”, ressalta Renato. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

06.10.2021

 

Galeria de Fotos

Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Univel têm artigo aprovado para apresentação no XXI Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial
Soluções Empresariais: Projeto Integrador do curso de Administração da Univel auxilia na resolução de problemas de empresas locais