Prática Jurídica no estudo do Direito

Prática Jurídica no estudo do Direito

Prática Jurídica no estudo do Direito

 

 

Por meio de atividades práticas o acadêmico se prepara para atuação nas diversas áreas da profissão

O Direito cuida da aplicação das normas jurídicas, estas que estão em constante transformação.  Seja na esfera pública, atuando como juiz, delegado, promotor, entre outros, ou na esfera privada, como, autônomo ou em grandes escritórios, é preciso estar atento às mudanças e capacitado para enfrentá-las, pois acontecem cada vez mais rápidas.

O acadêmico do curso de Direito participa de diversas práticas obrigatórias, previstas na grade curricular, ou em projetos de pesquisa e extensão, formando assim  um profissional preparado para o futuro.

No curso de Direito do Centro Universitário de Cascavel - Univel, o acadêmico desenvolve o senso crítico e consciência de política social por meio da vivência na prática e aprendizagem ativa no Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, convênio com a Justiça Federal, CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça, Júri Simulado e outras atividades. 

Direito e a Univel

O curso de Direito da Univel é um dos cursos mais tradicionais e renomados do Paraná,  a primeira instituição da região a obter o Selo Nacional OAB Recomenda, que é direcionado somente para aquelas que mais aprovam no Exame da Ordem, e Conceito 4 no Enade, a maior nota de Direito em Cascavel,  diferenciais significativos quando comparado às instituições regionais e de todo o país.

Com a excelência na qualidade de ensino, com professores mestres e doutores, aulas práticas e teóricas, entre outras atividades, o acadêmico se forma com ampla capacidade técnica e humana para atuação no mercado do trabalho, acompanhando as transformações da sociedade.

Direito na prática

A aprendizagem ativa por meio de atividades práticas desenvolvem aptidões essenciais ao Bacharel em Direito, como trabalho em equipe, atenção, senso crítico e oralidade. Para que o acadêmico tenha o máximo de aprendizado em cada atividade, contam com professores mestres e doutores, atuantes no mercado de trabalho que guiam os acadêmicos durante este processo.

O corpo docente da Univel conta com profissionais de excelência, atuantes no mercado de trabalho e junto de instituições de renome como a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogados de diferentes áreas, juízes e promotores. 

Núcleo de Prática Jurídica - Univel

O Núcleo de Prática Jurídica da Univel é o local onde os acadêmicos realizam o estágio supervisionado, com atividades simuladas e práticas, atendendo à comunidade junto aos advogados da Univel, no Serviço de Assistência Jurídica, o SAJU. 

No estágio supervisionado, o aluno divide esta prática em diferentes atividades, uma destas é por meio do SAJU/NPJ, no atendimento à comunidade. Estes atendimentos acontecem na Univel em uma estrutura preparada especialmente para o Direito, onde acompanhado dos Advogados e Professores da Instituição, o aluno atende casos principalmente relacionados à vara da família em casos de guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade, regulamentação de visitas, interdição, tutela, dentre outros. 

Além do atendimento no Núcleo de Prática Jurídica, os alunos também participam de audiências no Fórum de Cascavel e na Justiça Federal, acompanhando ações do Direito Civil, Penal e Trabalho. 

Na prática simulada, o acadêmico aprende por meio de casos a desenvolver as chamadas “peças”, como petição inicial e contestação que são etapas de processos. Aprendendo assim o quesito técnico exigido em casos de civil, penal e trabalhista.

Por meio destas atividades, o aluno vivencia e aprende a lidar com casos reais, se preparando para a atuação enquanto profissional. “O acadêmico pode relacionar a teoria que aprende em sala de aula e a prática de um advogado e do dia a dia do Direito”, ressalta Wanderléia Pereira Gomes Gaidarji, Coordenadora do NPJ e do SAJU.

Justiça Federal

Uma extensão do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ acontece no prédio da Justiça Federal, com o atendimento gratuito à comunidade. Por meio dele, o acadêmico atende casos principalmente relacionados à previdência social e questões de nacionalidade como parte das práticas obrigatórias do curso.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC 

O CEJUSC é o Posto Avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça, que funciona na estrutura da Univel. Nele os alunos e professores atuam na comunidade indo muito além das salas de aula, ou audiências. “Precisamos resgatar e incentivar valores e princípios como a solidariedade, a igualdade, senso de humanidade e de proximidade com o outro. Só assim poderemos fomentar uma cultura voltada para a paz social que tanto discursamos”, explica a Coordenadora do CEJUSC, Luciana Chemin.

Para atuar no CEJUSC, o acadêmico de Direito recebe cursos preparatórios para solucionar conflitos por meio da conciliação e mediação, orientando e promovendo os direitos do cidadão.

Projetos de Pesquisa e Extensão no atendimento à comunidade

Além de todo conteúdo preparado na grade curricular do curso e das práticas jurídicas, o aluno de Direito tem a oportunidade de participar de projetos que vão proporcionar aprendizado e desenvolvimento em temas de grande relevância para a sociedade. 

Alguns dos projetos mais expressivos do curso de Direito da Univel são:

Cachorros Univel

Este projeto desenvolvido por acadêmicos e professores, resgata animais de rua, encaminha para procedimentos como castração e tratamentos, e promove conscientização por meio de palestras em escolas e eventos. Abordando os cuidados com os animais, castração, saúde pública e outros, o acadêmico aprofunda-se no debate sobre direitos dos animais e políticas relacionadas.

Combate à violência contra a mulher

O aluno aprende os diferentes aspectos do tema, judiciais e sociais, estando preparado para realizar palestras e  orientações à comunidade. Este projeto visa contribuir com a sociedade abordando um tema de absoluta relevância. “Sem dúvida, além de formar no âmbito teórico das diversas áreas e ciências associadas ao problema, estamos formando um aluno pessoalmente mais cidadão e comprometido com a sociedade para uma transformação melhor”, ressalta Caroline Buosi Velasco, Coordenadora do projeto e do curso de Psicologia.

Com início no curso de Direito, o projeto hoje foi ampliado para os cursos de Psicologia, Direito, Jornalismo, Publicidade Propaganda e  Design Gráfico, com caráter multidisciplinar, expandindo as possibilidades de debates e reflexões referentes ao tema.

Combate à corrupção

Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e conscientizá-las a respeito dos perigos da corrupção, os alunos do curso de Direito realizam palestras e participam de eventos mostrando dados e informações relevantes para melhorar a sociedade em que vivemos. 

Direito na Comunidade

Neste projeto, os alunos realizam atendimento às famílias que o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) acompanha. No dia da Responsabilidade Social, os acadêmicos realizam um mutirão de atendimentos em bairros da cidade, tirando dúvidas e auxiliando quanto às questões jurídicas, além disso, o curso também participa de programas nacionais como a Justiça no Bairro.  

 

Visitas Técnicas

Os acadêmicos realizam visitas técnicas em órgãos públicos, como, na Penitenciária Industrial de Cascavel - PIC, o Fórum Estadual e a Justiça Federal. Por meio destas visitas, o aluno vivencia como a lei de execução penal funciona, e o dia a dia de um advogado nestes ambientes. 

Júri Simulado

A atividade é um desafio especial que pode acontecer durante as aulas, em que os alunos estudam e “atuam” como cada profissional que compõe um júri, simulando a realidade. Executado com seriedade, os acadêmicos debatem, defendem e praticam o Direito em “casos” sérios e de grande valor, descobrindo as mais diversas áreas e se preparando para a atuação profissional.

AAADU - Paixão pelo Direito

A “Melhor do Paraná”, a Atlética de Direito da Univel abraça o curso e o esporte com grande amor, sendo uma das maiores atléticas do estado, acumulando prêmios, conquistas e memórias que vão levar para toda a vida. Desde sua criação, os alunos levam no peito e na quadra, a paixão pelo curso, refletindo na sua dedicação e amor pela profissão que escolheram. 

Por meio destas atividades os acadêmicos formulam as chamadas “peças”, que são petições ou documentos essenciais no exercício da profissão, atuam em todas as funções de um júri simulado, e acompanham até mesmo audiências reais. Também realizam o atendimento à comunidade por meio do SAJU, e ações sociais em Projetos de Pesquisa e Extensão.

Novos equipamentos para a área da saúde promovem aulas mais dinâmicas e realistas
Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador