Institucional

“Práticas de ensino na didática para o desenvolvimento humano” é tema abordado na Jornada Pedagogia Univel

“Práticas de ensino na didática para o desenvolvimento humano” é tema abordado na Jornada Pedagogia Univel

 

O evento incentivou o diálogo sobre o processo de ensino, aprendizagem e divulgação de trabalhos científicos

Com o tema “Práticas de ensino na didática para o desenvolvimento humano”, o Centro Universitário de Cascavel - Univel realizou de forma online e em tempo real a Jornada da Pedagogia nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com o propósito de abordar as práticas de ensino e o processo de ensino aprendizagem, refletindo sobre a atuação do professor, a importância da pesquisa na área da educação bem como as ações que os profissionais da educação desenvolvem no âmbito da escola e que podem contribuir para o processo de ensino. 

O evento teve como palestra de abertura a contribuição do professor José Carlos Libâneo. Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki a Jornada da Pedagogia reuniu a atuação do professor, as ações desenvolvidas em relação ao trabalho educacional dentro e fora de sala de aula. “Assim como as pesquisas, demonstrando que o professor e o pedagogo precisam ser pesquisadores e que a pesquisa precisa não somente resultar em um trabalho de conclusão de curso mas principalmente sendo uma contribuição social, inclusive na comunidade que participa deste projeto”, ressalta a coordenadora.

Para o acadêmico de Pedagogia, Ricardo Pereira Munhoz participar de um evento grande como este, mesmo de forma remota, é surpreendente. “Foram dias se preparando para apresentar os resultados da minha pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, tal que, controlar a ansiedade e criar expectativas para três dias de evento, parecia ser surreal, ainda mais ‘abrir’ as apresentações acadêmicas após a incrível fala e contribuição do professor José Carlos Libâneo, de certa forma, traz uma responsabilidade e conforto para os meus colegas. Vejo e acredito a importância da Univel realizar eventos assim, estimulando e instigando aos discentes participarem, uma vez que, atividades como essas, fortalecem e constroem ainda mais o processo de aprendizagem teórico-prático dos futuros pedagogos e professores. Bem como, as respectivas participações, irão contar muito para aprovações e destaques sequentes na vida profissional”, compartilha Ricardo sobre como foi sua experiência no evento. 

Uma experiência incrível resume a percepção da acadêmica Pâmela Costa Dos Santos. “Foi uma experiência incrível! Palestrantes com muitos ensinamentos, dicas e materiais pedagógicos de excelente didática. Muito bom ver os acadêmicos participando, ver de pertinho os alunos apresentando TCC e podemos tirar experiências dali pois sabemos que daqui uns anos seremos nós! Conseguimos aprender muito, absorver  muitas coisas boas e aprendizado dessa jornada”, conta Pâmela. 

Participaram também alunos de formação docente em ensino médio modalidade normal do Colégio Estadual Wilson Joffre de Cascavel e alguns professores do curso, os quais foram oportunizados a conhecer a realidade das pesquisas educacionais, além das excelentes palestras com renomados professores e pesquisadores da área da educação. Refletindo na qualidade do ensino e no diferencial da Univel, pois além do bom professor formado é necessário que o mesmo consiga olhar dentro da sua prática e pensar a pesquisa, a reflexão e a intervenção que vai promover a partir dos seus estudos. “Destaco ainda que os nossos acadêmicos, egressos e formandos participaram ativamente na organização, nas apresentações e na mediação das atividades desenvolvidas, compreendendo a importância da tecnologia no momento de pandemia, pois mesmo diante das dificuldades, as atividades se tornam muito prazerosas por perceber que mesmo de forma remota estamos juntos pelo mesmo objetivo que é o conhecimento científico e que é realmente uma formação de qualidade para os nossos acadêmicos”, conclui Gislaine Buraki.

Por: Núcleo de Comunicação 

26.11.2020

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