Institucional

Professor da Univel escreve livro sobre a marca como influência no mercado de agronegócio

Professor da Univel escreve livro sobre a marca como influência no mercado de agronegócio

Você já parou para pensar que nós compramos chiclete e não goma de mascar? Quantos outros produtos do mercado nós identificamos pela marca? Isto acontece porque quando compra de outra marca. Elas buscam fixar não apenas a logo, mas os ideais e valores da marca no coração do consumidor.

O nome da atividade que envolve o marketing de uma empresa é Branding, uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento da marca, que além de lidar com o consumidor final, também precisa estudar o conceito business to business (B2B), que é o relacionamento de empresa para empresa. Este que é fundamental para o crescimento, pois são raros os casos que compramos diretamente do produtor, mas sim no varejo.

Se para o consumidor final existe uma diferença entre uma marca ou outra, para a empresa que vai vender o produto também tem. E é neste meio que o professor da Univel, Sergio Brum, escreveu o livro “Imagem de marca corporativa: Influência no mercado B2B”, que mostrou a relação das marcas no mercado entre fornecedores e varejistas.

A pesquisa foi delimitada a partir de dois grupos de empresas fornecedoras de alimentos: Cooperativas Agroindustriais do Estado do Paraná e Indústrias de alimentos, o foco foram essas empresas porque a “preocupação foi trabalhar a imagem de marca corporativa, e não do produto”. O foco no mercado B2B se deu devido a falta de pesquisas na área, segundo o Professor Sérgio Brum “B2B ´é pouco conhecido, e é por isto mesmo que precisa ser trabalhado”.

A pesquisa buscou caracterizar e compreender as reações dos compradores diante de imagem de marca destes fornecedores. Foram identificados pontos de relevância que podem influenciar na compra e satisfação dos varejistas. Quando se trata do mercado B2B, na pesquisa elaborada pelo professor Sergio Brum “elas têm a mesma medida em relação a percepção do varejista”.  A pesquisa contou com avaliações de doutores e mestres de todo o Paraná nas áreas de administração, marketing e publicidade, e hoje pode servir de base para delinear estratégias de marketing e desenvolvimento de marca para diferentes empresas.

Professor da Univel escreve livro sobre a marca como influência no mercado de agronegócio

Projeto Gestão Estratégica do Primeiro Emprego encaminha alunos ao mercado de trabalho
Coordenadora de Direito da Univel recebe nota máxima em Doutorado pela PUC-SP