Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador

Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador

Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador

 

Inovando na área, o novo entreposto de ovos de Cascavel une a saúde animal, humana e ambiental

O Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, e o Coordenador de Educação Física, Gustavo Brandão, participaram da inauguração de um entreposto de ovos que possui um meio de produção inovador. A ideia é criar as galinhas soltas, trazendo inúmeros benefícios para a saúde humana, animal e ambiental. “Eles pensaram em um regramento mundial de bem estar, ou seja, quando as galinhas são criadas soltas, não precisam de antibióticos, nem produtos químicos que forcem a produção, então esses ovos serão melhores para a saúde humana. Também não terá acúmulo de dejetos químicos no meio ambiente e não prejudicará a saúde das aves”, explica o professor Paulo Figueira. 

No evento, a empresa recebeu do Governador do Paraná, Carlos Massa, o Ratinho Junior, a certificação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), sendo uma das primeiras do Brasil a utilizar esse tipo de produção. “Foi entregue o registro de serviço de inspeção municipal, permitindo que os produtos sejam comercializados para todo o Brasil. São cerca de 250 mil aves, que produzem em torno de 220 mil ovos ao dia, no sistema cage free, que chamamos ave livre de gaiola, é uma exigência que será cobrada até 2025, mas esse produtor se antecipou, e agora pode entregar ao mercado essa produção que respeita o bem estar animal”, conta o Médico Veterinário e Coordenador de serviço de inspeção de Cascavel, João Carlos Koehler.

Medicina Veterinária na Univel 

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel tem uma formação voltada para o one health, saúde única, em que busca-se priorizar três pilares, da saúde humana, animal e ambiental. “Para pensarmos nisso, o animal precisa ser saudável, o que é a responsabilidade do médico veterinário, e assim, teremos também a saúde humana e ambiental”, conta o professor Paulo. 

Pensando assim, esse novo tipo de produção de ovos surge como uma nova oportunidade  para o médico veterinário formado na Univel trabalhar. “É uma área a mais para o nosso profissional atuar, e como hoje, nenhuma outra instituição de ensino da região tem essa formação, os nossos profissionais poderão ser inseridos nesse mercado de trabalho”, conclui Paulo.  

Por: Núcleo de Comunicação

24.07.2019

Galeria de fotos

Prática Jurídica no estudo do Direito
Reitor da Univel prestigia 5ª edição do Show Pecuário em Cascavel