Projeto "Cachorros Univel" leva conscientização para alunos de escola pública

A equipe do projeto Cachorros Univel, realizou uma atividade educativa com os os alunos da Escola Municipal Professor Ademir Correa Barbosa, que funciona nas instalações do Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL. Nas atividades de orientação, os alunos receberam uma cartilha sobre os cuidados com os animais e aprenderam sobre os Direitos dos animais, de que eles não devem ser maltratados ou abandonados e que o homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais. "Lá em casa, nós temos a Pituxa e a Colin, eu dou banho nelas, quando precisa, a mamãe leva no veterinário, eu dou água, ração e muito carinho. Quando eu fiquei doente, a Pituxa ficava perto de mim e me deu muito amor", comenta a estudante, Letícia Ribeiro, 9 anos.

No Brasil, cada vez mais, as pessoas tem o hábito de ter animais de estimação, nosso país tem mais de 130 milhões, entre cães, gatos, peixes, aves e algumas espécies de animais exóticos, temos a 4ª maior população de animais de estimação e cada vez mais as pessoas tem procurado um animal para ter em casa. A professora Elizabet Leal, coordenadora do projeto Cachorros Univel, explica que a ideia, é voltada para a conscientização, "É um trabalho voluntário, voltado para a importância de ter cuidado com os animais, e conscientização da relação deles com os seres humanos", ressalta.

Os alunos tiveram também atividades recreativas, eles assistiram vídeos infantis que alertam que o animal precisa ter espaço, garantia de uma boa alimentação, lembrando que deve ser ração, cuidado de higiene e de saúde e que o animal deve estar com as vacinas em dia.

Durante as atividades, uma pessoa fantasiada de cachorro fez brincadeiras com os estudantes, eles dançaram e cantaram músicas de incentivo ao cuidado com os animais de estimação. A aluna Sibelly Oliveira Klus, 9 anos, fala do amor e cuidado que tem com o cachorro dela, o Scooby, "Ele tem três anos e eu sinto um sentimento muito grande por ele, lá em casa quando nós estamos tristes é o Scooby que cuida da gente e eu retribuo o amor dele, tratando com ração, água e dando carinho; eu amo quando ele fica feliz e abana o rabinho".

20.10.2017

Conquista do Centro Universitário e Dia dos Professores é comemorado na Univel