Projeto Cachorros Univel recebe palestra sobre castração
Projeto Cachorros Univel recebe palestra sobre castração

Os participantes do Projeto Cachorros Univel tiveram uma palestra muito interessante sobre castração. Os palestrantes foram o Dr. Rodrigo e a Dra. Vanessa, da Clínica Veterinária Honjo de Cascavel, abordando os pontos positivos e negativos da castração e como ela é feita em gatos e cachorros. Também foi falado sobre vacinação e os hormônios injetados para impedir o cio do animal.
Rodrigo explicou que em 10 anos, um cão pode ter mais de 80 milhões de descendentes, embora muitos cães morram de doenças e acidentes, ainda é um número alto por um curto espaço de tempo, sendo a castração uma das melhores formas do controle populacional dos animais. Outro fator de grande relevância é a prevenção de tumores. O uso de hormônios não é recomendado, pois segundo pesquisas recentes, causa um aumento nas chances de desenvolver tumor.
Além de reduzir consideravelmente as chances de desenvolver tumor nos cães e gatos, a castração também reduz outros casos como, fugas, brigas e doenças. Isto porque quando uma cadela está no cio, o macho percebe à cerca de 2Km de distância. Quando os cachorros se juntam, acabam brigando por disputa por território e transmitindo doenças, não só de pele, mas sexuais também.
Castrar seu animalzinho é muito importante para a saúde dele. O Projeto Cachorros Univel arrecada através da venda de produtos, rifas e doações, valores utilizados para tratar, vacinar e castrar animais de rua. Para se manter informado sobre as ações do projeto, elas são divulgadas na Univel e através do facebook “Cachorros Univel”.
Por: Núcleo de Comunicação
17.05.2017