Projeto de Gastronomia realiza 1º Workshop de Produtos Orgânicos

O evento proporcionou uma interação entre restaurantes e produtores, mostrando os benefícios dos alimentos orgânicos

O projeto do curso de Gastronomia “Mapeamento de produtores locais” abriu as portas do Centro Universitário de Cascavel - Univel para receber produtores rurais e restaurantes da região no 1º Workshop de Produtos Orgânicos. “O objetivo do evento foi aproximar os donos e gestores de vários restaurantes dos alimentos orgânicos. Então esse workshop serviu para esclarecer o que é um alimento orgânico, quais as diferenças gastronômicas com relação ao sabor e a conservação, e também as diferenças nutricionais de alimentos convencionais com os orgânicos”, explica a professora Gabriela Bucaneve Guedes, que coordena o projeto.

A Cooperativa Cores da Terra participou do evento esclarecendo as dúvidas dos participantes sobre as produções. Além disso aconteceram diversas palestras sobre as possibilidades de sabores e os benefícios que os produtos orgânicos trazem para a alimentação.

Egressos do curso de Gastronomia que hoje atuam na área estiveram presentes, aprendendo ainda mais sobre o tema. “Nessa fase em que já estamos no mercado de trabalho, precisamos de muitos conhecimentos novos, contatos, e também saber o que levar para dentro do restaurante. Acredito que o workshop foi muito instrutivo, conseguimos conversar com os produtores e ver como funciona toda a distribuição”, conta Demetrios Soldan Gehlen, egresso da Univel.

Ao final, os participantes degustaram os preparos feitos pelos alunos do projeto com produtos orgânicos, mostrando as possibilidades inovadoras de alimentos saudáveis e de qualidade.

Sobre o projeto

Realizado pelos alunos de Gastronomia, o projeto “Mapeamento de produtores locais” tem como objetivo conhecer os produtores rurais da região, identificando quem são eles e quais produtos possuem. “Estamos criando um banco de dados para passar aos restaurantes, e o workshop foi em parceria com a Cooperativa Cores da Terra, que trabalha com cerca de 30 produtores”, explica a professora Gabriela. Com essas informações, os acadêmicos podem criar uma ponte entre produtores e restaurantes, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

12.09.2019

Psicologia da Gente é realizado na Univel
Cursos da Saúde realizam projeto com a comunidade