Projeto do curso de Direito busca combater a corrupção

Os alunos realizaram a última palestra do projeto “A Corrupção e Você” na Prefeitura de Cascavel

Desde 2015 o projeto “A Corrupção e Você” está em andamento realizando diversas ações. Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e conscientizá-las a respeito dos perigos da corrupção, os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizam palestras e participam de eventos mostrando dados e informações relevantes para melhorar a sociedade em que vivemos. “Nas reuniões nós procuramos encontrar meios de mostrar exatamente o que o nome do projeto fala “A Corrupção e Você”, já que esse ato está dentro de nós e se cada um fizer a sua parte ele será grandemente reduzido”, explica a aluna do curso de Direito, Luana dos Santos Kunast.

Se renovando a cada ano, o projeto de combate a corrupção surgiu da iniciativa da professora e advogada do CEJUSC (Posto Avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), Luciana Chemin. “Quando ainda era estudante de Direito assisti a palestra “O que você tem a ver com a corrupção”. O tema me tocou profundamente, porque você pensa em corrupção apenas no outro, mas não em você como cidadão, então adotei essa causa e a Univel também”, conta Luciana.

Na última sexta-feira (19) os alunos abordaram o tema da Corrupção na Prefeitura de Cascavel. Os colaboradores foram convidados a participar e conhecer mais sobre o assunto, além de levar para casa o desafio de pensar em suas atitudes e reconhecer que a corrupção está em pequenos detalhes do dia a dia, como estacionar em local inadequado, não pagar os impostos, falsificação, subornar, enganar ou prejudicar alguém, entre outros.

Além de mostrar para as pessoas como a corrupção funciona, os alunos também são inspirados a praticar essas ações. “Todo mundo consegue ver a corrupção no outro, mas não se importam ao estacionar em uma vaga prioritária. Agora eu me policio mais, porque estou tentando fazer com que percebam e combatam essa prática, então preciso seguir isso também”, esclareceu a aluna do curso de Direito, Jézica Alves Ferreira.

24.10.2018

Univel recebe Clóvis de Barros Filho para XVI Jornada Científica