Projeto Itarpa promove limpeza da Sanga Caratuba

Cuidar e zelar da natureza onde fazemos parte e de onde provêm tudo o que precisamos, desde o ar que respiramos à matéria prima e tantas outras coisas, é a nossa obrigação. A equipe do Projeto de extensão da Univel, Itarpa - Incentivo, Treinamento e Ação na Recuperação e Preservação da Água, faz a sua parte e busca contribuir com o meio ambiente com ações voltadas ao meio ambiente. No último sábado (29/04),  juntamente da Sanepar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Paroquia Santa Cruz, Rádio Colméia e Cáritas, fez um mutirão em prol da recuperação da Sanga Caratuba.

Antes de chegar ao local para realizar a limpeza, a equipe fez uma divulgação convidando pais e alunos da escola municipal do bairro para participar da revitalização. Também visitaram 43 famílias do Parque dos Ipês, convidando e orientando os moradores sobre conservação e preservação ambiental, mais precisamente ao entorno da Sanga.

Também foram entregues sacos de ráfia do programa Coleta Legal para a reciclagem, panfletos sobre o descarte correto do óleo de cozinha, plantio de mudas nativas e frutíferas, conscientização sobre a dengue e orientação para a comunidade sobre os serviços prestados pelo Núcleo de Prática Jurídica da Univel.

Na limpeza no entorno da sanga foram uma grande quantidade de lixo, além de caminhões carregados de entulhos. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos esteve presente e se comprometeu com a construção sustentável da escola que está sendo erguida às margens da sanga e com o meio ambiente do município.

A diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Marlise da Cruz detalhou que "a ideia é passar em todas as casas incentivando a destinação correta de resíduos e divulgando a necessidade de se preservar os rios e nascentes".

O Padre Divo, da Paróquia Santa Cruz ressaltou também que “além da limpeza da sanga, este trabalho é importante por lidar com pessoas. Estas pessoas que vivem no entorno da sanga e precisam também da orientação e do cuidado". O pároco finalizou agradecendo a iniciativa. "Agradeço aos parceiros que se dedicaram e tem amor pela natureza”.

03.05.2017

Experiência do "ao vivo" passa a fazer parte da rotina dos futuros jornalistas
É Univel no Prêmio Sangue Novo