Projeto Odonto em Ação: Acadêmicos do curso de Odontologia da Univel realizam ações no CISOP

Projeto Odonto em Ação: Acadêmicos do curso de Odontologia da Univel realizam ações no CISOP

Projeto Odonto em Ação: Acadêmicos do curso de Odontologia da Univel realizam ações no CISOP

 

O projeto faz parte da disciplina de extensão Práticas em Odontologia I, com o objetivo de realizar orientações sobre higiene bucal e a entrega de kits odontológicos para população

 

O projeto “Odonto em Ação: alertando sobre saúde bucal”, promovido pelo curso de Odontologia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, tem como objetivo principal abordar sobre a saúde bucal em diferentes locais e para diferentes públicos, principalmente em locais em que são realizados atendimentos da área da saúde e promovendo a população uma maior compreensão do aspecto preventivo da higiene bucal. 

Durante a realização das atividades do projeto, foram confeccionados panfletos contendo informações gerais sobre escovação, cuidados com próteses, saúde bucal do idoso, gestante e criança, entre outros. Em conjunto foi realizada uma campanha de coleta de materiais odontológicos, para formulação de kits em higiene bucal que continham escova, fio e um creme dental em cada unidade, que foram distribuídos nos ambulatórios de atendimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP), tanto em seu ambulatório de especialidades gerais, quanto o ambulatório de alto risco materno-infantil. 

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jean Carlos Debastiani, ações de caráter educativo junto à comunidade são inseparáveis da formação acadêmica. “Dessa forma se faz necessário projetos de extensão que direcionem os acadêmicos no sentido prático da educação em saúde a população, permitindo o aprendizado de ações de prevenção, promoção e proteção à saúde em nível coletivo, contribuindo com a formação de profissionais que compreendam a participação social, além de facilitar o processo de comunicação com os pacientes e com a comunidade em geral, compreendendo os diferentes contextos sociais”, ressalta Jean.  

Para a acadêmica do curso de Odontologia da Univel, Amanda Piasecki, participar do projeto foi uma oportunidade de ter um contato direto com a população e compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. “A minha experiência em poder participar desse projeto foi incrível, adorei ter esse contato tão próximo aos pacientes e ver a felicidade no rosto das pessoas ao receber o kit de higiene que foi entregue a cada um, sem contar o crescimento pessoal que proporciona a cada um de nós, alunos, por conhecer outras realidades e a satisfação em poder ajudar é algo incrível. Espero durante essa caminhada poder participar cada vez mais de projetos como esse, que levem um pouco de felicidade por onde for”, declara Amanda. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

10.12.2021

 

Galeria de Fotos

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu
Acadêmicos de Engenharia Mecânica da Univel aprendem a desenvolver projeto de Tubo de Rubens