Projeto que ensina Língua Portuguesa para imigrantes inicia na Univel

Projeto que ensina Língua Portuguesa para imigrantes inicia na Univel

Projeto que ensina Língua Portuguesa para imigrantes inicia na Univel

O projeto tem como objetivo auxiliar a alfabetização e letramento em língua portuguesa para imigrantes haitianos e venezuelanos

 

Iniciaram as aulas do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para Imigrantes no Centro Universitário de Cascavel - Univel, com o propósito de auxiliar e contribuir na inserção e integração profissional, cultural, social e possibilitar uma melhor comunicação de haitianos e venezuelanos. As aulas são voltadas à alfabetização, letramento e conversação em língua portuguesa. O Projeto acontece em parceria com a Pastoral dos Imigrantes e Cáritas Diocesana de Cascavel. 

A partir da realização de uma atividade diagnóstica, foi possível verificar que o curso de extensão de Língua Portuguesa é muito importante para os imigrantes, uma vez que eles buscam aprimorar a oralidade e o nível de escrita para melhorar o convívio social. Além disso, muitos relataram precisar da certificação para terem a oportunidade de conseguir melhores empregos na sua área de formação. 

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Marileia de Bone, além de ser importante para o ensino e aprendizado dos imigrantes, também é uma oportunidade para os acadêmicos terem experiência de como é o cotidiano de uma sala de aula. “Para os acadêmicos e egressos será uma oportunidade de colocarem em prática todo o conhecimento recebido em sala de aula, além de adquirir experiência na elaboração de planos de aula e regência de turma. Eu como professora responsável pelo projeto, juntamente com os acadêmicos e egressos, elaboramos o material didático do curso, divididos em dois módulos. O material foi escrito depois de muita pesquisa sobre o ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros, tendo como base também o diagnóstico realizado com a aplicação da prova”, ressalta Marileia.  

Para a acadêmica do 4° semestre do curso de Pedagogia da Univel, Sarah Heloisa Vieira, o primeiro contato com os imigrantes está sendo pelo projeto e ela está empolgada para ver o resultado final. “Os alunos estão super empolgados e ansiosos para aprender, estamos tendo uma responsabilidade imensa e firmes na missão de ajudar o máximo que pudermos. É uma experiência incrível, foi meu primeiro contato com os imigrantes. Essa experiência  vai me trazer muito aprendizado e os resultados vão ser gratificantes!”, conta a acadêmica. 

Um dos egressos do curso de Pedagogia da Univel, Ricardo Pereira Munhoz, está participando do projeto porque acredita na importância para a sociedade e principalmente para os imigrantes recém chegados a Cascavel. “Como egresso do curso de Pedagogia, fico feliz em participar de mais um projeto de extensão promovido pela Univel, a qual sempre esteve direcionando seu olhar à sociedade. Portanto, foi quando fiquei sabendo do projeto e me inscrevi. Começamos a elaborar uma apostila, a fim de abranger eixos da Língua Portuguesa e atividades para os alunos imigrantes, e certo dia, tivemos o nosso primeiro contato com eles, através da avaliação diagnóstica, buscando conhecê-los pessoalmente. Há uma grande simplicidade dos alunos, pois vieram para o Brasil procurando novas oportunidades, as quais têm grande importância para eles e também para nós, pois como educador, eu estarei aprendendo muito mais com eles, levando reflexões para a vida. As ações que estamos desenvolvendo trará grandes disciplinas e posturas, mostrando que nós cascavelenses somos receptivos e recíprocos. O projeto aborda nossa cultura, ligada à escrita, leitura e oralidade, contemplando exercícios para a arte, lazer, esportes e principalmente ao trabalho, pois é o objetivo que vens procurando”, conta Ricardo. 

Para o imigrante e aluno do projeto,Stanley Desrosiers, o curso é de grande importância.“Eu quis participar do curso para conseguir falar portugues da melhor forma e me comunicar melhor”, conta. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

05.08.2021

Galeria de Fotos

 

CAFS Univel em parceria com IAT realiza novas solturas de animais silvestres
Cascavel Meu Município: Univel contribui com o ensino municipal