Saúde mental e desenvolvimento humano foram os temas abordados durante a Capacitação dos Colaboradores da Univel

Saúde mental e desenvolvimento humano foram os temas abordados durante a Capacitação dos Colaboradores da Univel

Saúde mental e desenvolvimento humano foram os temas abordados durante a Capacitação dos Colaboradores da Univel

O evento organizado pelo departamento de Recursos Humanos e Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA), contou com uma programação especial, com palestras sobre saúde mental e desenvolvimento humano 

 

Com as constantes mudanças no mundo e o estilo de vida cada vez mais acelerado, é necessário dar uma pausa e cuidar da saúde mental, dos nossos sentimentos e emoções. Com o propósito de abordar sobre a importância da inteligência emocional e de cuidar de si, o  departamento de Recursos Humanos e Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) do Centro Universitário de Cascavel - Univel, realizou a Capacitação dos Colaboradores.

O evento contou com uma programação especial, com a realização de um coffee break e as palestras “Inteligência Emocional: gerenciando suas emoções no dia-a-dia”, ministrada pela enfermeira e terapeuta do Hospital da Alma, Érica Morais e “Chave: As habilidades necessárias para abrir todas as portas da vida” ministrada pelo professor, escritor e palestrante Júlio Raizer. 

Para a gestora do departamento de Recursos Humanos, Sabrina Denardi, as temáticas foram escolhidas para compartilhar conhecimentos importantes sobre inteligência emocional com os colaboradores, pois o cuidado com as emoções impactam positivamente, não somente a vida pessoal, mas também no trabalho. “Com o objetivo de compreender e gerir as nossas emoções e para ajudar a manter o equilíbrio entre a razão e a emoção, desenvolvemos uma capacitação sobre a temática de inteligência emocional, fazendo com que o nosso colaborador possa ter a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais, propiciando uma melhoria contínua nos relacionamentos entre os membros da equipe”, ressalta Sabrina. 

Para a enfermeira, terapeuta e palestrante do evento Érica de Moraes Pereira, trabalhar inteligência emocional dentro das organizações é importante, justamente porque o trabalho está vinculado a todo o restante da nossa vida, tendo ligação com a sensação de realização de propósito de vida e isso está muito ligado aos sentimentos. “Pensando do ponto de vista organizacional, a pessoa que tem uma boa ligação com a suas emoções tem uma performance de trabalho muito melhor do que aquela pessoa que de alguma forma está vivendo algum conflito emocional. Nós vivemos um momento onde as necessidades e demandas emocionais tem se evidenciado de uma maneira muito forte e as pessoas de maneira geral tem muita dificuldade ou pouco conhecimento nessa área, então levar essa informação promove qualidade de vida no trabalho e para além dele. Se nós estamos bem, isso afeta positivamente no trabalho, na família e as emoções são as bases para as nossas tomadas de atitude, a nossa proatividade e nosso comportamento de maneira geral”, explica Érica. 

Para a colaboradora Marytsa Dias, do departamento de Compras da Univel, ambas as palestras foram de suma importância para a instituição e seus colaboradores. “O fato de ter abordado diversos aspectos que envolvem o pessoal de cada um, fez com que pudéssemos refletir sobre o nosso eu interior, sobre desejos, vontades, quem realmente somos e o que carregamos dentro de nós e como isso nos afeta diariamente. A maneira como foi dita referente às formas de agir, os ambientes que estamos inseridos, a maneira como atraímos o que desejamos, aos meus olhos, fez com que enxergasse as coisas de outra maneira, tentando trazer para o meu dia-a-dia uma maneira mais tranquila para carregar os “fardos” que existem dentro de cada um de nós, e além disso, buscar uma versão melhor de mim a cada dia. Que tenhamos mais palestras e capacitações assim”, declara Marytsa. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

17.03.2022

Galeria de Fotos

 

Centro Universitário Univel oferta três novos cursos
Nota máxima: Os cursos de Pedagogia EaD e Administração EaD são avaliadas com nota máxima pelo MEC