Semana Acadêmica Integrada fortalece o conhecimento dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Univel

Semana Acadêmica Integrada fortalece o conhecimento dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Univel

Semana Acadêmica Integrada fortalece o conhecimento dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Univel

Do manejo de animais selvagens à produção de suínos; da produção de olerícolas ao mercado do agronegócio brasileiro e mundial: o Sinca reforçou a importância da integração entre as ciências agrárias

 

Integrar para ampliar os conhecimentos, as possibilidades e os resultados. A 3ª edição da Semana Acadêmica Integrada das Ciências Agrárias do Centro Universitário de Cascavel - Univel reuniu, em quatro dias de evento, alunos e docentes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária para participarem de palestras e minicursos com profissionais renomados de instituições e empresas do segmento público e privado.

Tudo com o foco na formação diferenciada dos futuros agrônomos e médicos veterinários. “É o momento deles conhecerem o que os profissionais estão falando e além disso ampliar a visão sobre o mercado, tendências e o futuro de suas carreiras”, destacou a coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista Josefi.

Neste contexto, os organizadores convidaram o especialista Leonardo Alencar, da XP Investimentos, que proferiu uma palestra sobre atualidades no mercado do Agronegócio brasileiro e mundial. Ele trouxe ao debate a importância dos profissionais da agronomia e medicina veterinária estarem atentos a todos os detalhes que impactam na lucratividade da atividade rural. “Muitas vezes as academias formam bons profissionais técnicos, mas nem sempre estão atentos às demandas do produtor que não pode perder na comercialização o que ele conquistou de ganho de produtividade à custa de tecnologia e investimentos”, destacou. “É necessário olhar para uma propriedade como uma empresa rural. Ela tem que vender muito bem o que produziu muito bem”, complementou. 

 

Olhar para o futuro

Foi esse sentimento que o acadêmico do curso de Agronomia, Felipe Scalssavara Wagner quis compartilhar. “Sinca é um evento que complementa a nossa graduação, trazendo uma visão diferente de grandes profissionais e que impacta na nossa carreira. A Univel nos oportuniza aprender conceitos e práticas, ambos necessários para nossa atuação profissional”.

A acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Viviana Aparecida de Oliveira Diniz já participou de outras Semanas Integradas e ficou feliz em tê-la novamente de forma presencial. “Foi possível conectar o conteúdo que estamos aprendendo em sala com o que os profissionais estão fazendo em campo. É uma experiência fantástica, repleta de oportunidades”, enalteceu.

Esse é o grande propósito do evento, destacou o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univel, Paulo Tadeu Figueira. “A participação dos acadêmicos no evento é muito importante, pois quando fazemos a programação buscamos trazer as maiores novidades na área para complementar o que os alunos aprendem. É uma oportunidade de demonstrar na prática como os alunos podem desenvolver e trabalhar na área”, conclui Paulo. 

 

Programação

As atividades foram realizadas entre os dias 01 e 04 de setembro, com programações integradas e específicas para cada área do conhecimento.

Para os alunos de Medicina Veterinária a programação contemplou:

- Minicurso de Manejo e contenção de animais selvagens - Geas Stacy Wu (Faunavet),

- Fraudes relacionadas à rotulagem de produtos de origem animal - Bruna Salotti (Marfrig/MedVep),

- Nutrição de cães e gatos - Eduardo Bragirolli Zaneli (Royal Canin),

- Mini Curso Manejo de feridas - Letícia Gomes (Agropet Bom Pastor),

- Peritonite Infecciosa Felina - Pedro Teles (UFMT),

- Qual a fase mais crítica na produção de suínos? - Bruno Damo (Cooperativa Frísia). 

 

Na Agronomia, as palestras e minicursos foram:

- Tecnologias na produção de olerícolas - Carlos Schorr (Seminis/Bayer),

- Produção de eletricidade renovável com resíduos agrícolas - Samuel Meleagri (Unioeste),

- Manejo de enfezamentos e da cigarrinha do milho - Charles Oliveira (Embrapa),

- Adubação nitrogenada e as vantagens das fontes nítricas e amoniacais em relação às fontes amídicas - Mauro Juni (Yara),

- Mini Curso Operador de Trator - Alexandre Muller.

 

Para ambas as áreas os temas foram:

-       Minicurso Podologia Bovina - André Maciel de Souza,

-       O uso do trigo para produção de silagem - Juliana Salomão (Biotrigo), e

-       Atualidades do Mercado do Agronegócio Brasileiro e Mundial - Leonardo Alencar (XP Investimentos).

 

Por: Núcleo de Comunicação

15.09.2021

Galeria de Fotos

Acadêmicos de Nutrição participam de conversa sobre amamentação
Acadêmicos de Psicologia da Univel participam de evento em homenagem aos psicólogos