SINCA traz à Univel profissionais renomados em Medicina Veterinária e Agronomia

Assuntos voltados à dermatologia para pets, biotecnologias na agricultura e sistemas de integração foram alguns dos destaques do evento

Futuros médicos veterinários e agrônomos participaram no período de 5 a 7 de novembro da Semana Acadêmica Integrada das Ciências Agrárias (SINCA), promovida pelo Centro Universitário de Cascavel – Univel. O evento foi realizado no auditório da instituição de ensino e contou com uma extensa programação de palestras ministradas por renomados profissionais das áreas de Medicina Veterinária e Agronomia. No primeiro dia o médico veterinário Lucas Ludwig, da Dimevet Centro Veterinário de Especialidades, falou aos estudantes sobre dermatologia para pets – cães e gatos. Na sequência, a Coordenadora de Propaganda da Pet Agener União Saúde Animal, Jaqueline Soranso Fiochi, destacou sobre os felinos no cenário atual.

Na terça-feira, ocorreu a palestra oferecida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária ministrada pelo médico veterinário João Carlos Koehler, seguido da doutora Vanessa Carli Bones sobre o tema “Senciência e bem-estar de animais urbanos”.  Segundo o coordenador de Medicina Veterinária, Paulo Tadeu Figueira, durante a SINCA foram abordados os principais assuntos da atualidade em relação à Medicina Veterinária e à Agronomia. “Quanto mais rápido trouxermos profissionais capacitados e de renome como foi nessa edição mostramos para os estudantes qual a importância da profissão, a capacitação técnica que precisam atingir para formação que eles querem, além de mostrar a qualidade que temos enquanto instituição de ensino”, frisou.

A vez da Agronomia

O segundo dia do evento contou com as palestras dos profissionais Ivo Carraro, que abordou o tema “O uso de biotecnologias na agricultura”, e Henrique Felipetto, que falou sobre mapeamento do geoprocessamento na agricultura moderna. “É importante que os alunos tenham o contato com o que há de mais novo na questão da genética na agricultura, porque a tendência é que tudo se volte para o melhoramento genético. Em muitas soluções voltadas à produção agrícola vamos encontrar a base genética e não somente com o uso de defensivos químicos, como para o controle de pragas e doenças, mas na melhoria dos índices de produtividade, na melhoria nutricional dos alimentos, e tudo isso vamos conseguir trabalhando com as biotecnologias”, explicou a Coordenadora de Agronomia, Vanessa Taques Batista Josefi. Ela ressaltou ainda que na palestra do professor Felipetto ganhou destaque a utilização de mapas e imagens para soluções na agricultura, mostrando como esses recursos – como o uso de drones - melhoram o manejo da área, principalmente onde há incidência de pragas e doenças.

Agricultura e pecuária

No último dia a SINCA contou com a palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador do Iapar, Dr. Elir de Oliveira, que falou sobre Sistemas de Integração, Lavoura e Pecuária. “Ele destacou sobre a otimização da propriedade rural tendo no verão uma produção agrícola e no inverno uma produção pecuária. Hoje observamos na agricultura que as culturas de inverno estão com as margens cada vez menores e a pecuária vem como uma opção financeira de trazer viabilidade no inverno, além de uma série de benefícios agronômicos, como a questão da melhoria da fertilidade do pasto, rotação de culturas, ou seja, uma atividade ajudando a outra: a pecuária ajudando na agricultura e a agricultura auxiliando na pecuária”, completou Vanessa Taques Batista Josefi.

E para encerrar o evento, o médico veterinário da Cooperativa Cooperaliança, Dr. Robson Kyoshi Ueno, abordou o tema “Produção de Novilhos Precoces para produção de carnes de alta qualidade”. “Ele mostrou qual a carne que o mercado deseja, que é cada vez mais nobre e de qualidade, além das etapas necessárias para abater o animal. Há um investimento alto em tecnologia no campo e isso envolve a genética do animal, a nutrição e o manejo de pastagens”, concluiu a professora Vanessa.

28.11.2018

Da Univel para Portugal: egressas do curso de Direito compartilham experiências com alunos sobre estudar fora do país
Reinauguração da Avenida Tito Muffato reúne a comunidade em um dia especial