Sustentabilidade é tema de visita técnica realizada pelos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Agronomia da Univel no Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata

Sustentabilidade é tema de visita técnica realizada pelos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Agronomia da Univel no Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata

Sustentabilidade é tema de visita técnica realizada pelos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Agronomia da Univel no Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata

 

A visita teve como propósito oportunizar aos acadêmicos uma vivência prática sobre a sustentabilidade, bioconstrução (adobe, hiperadobe, telhado verde, reboco e pinturas naturais), hortas, saneamento ecológico.

 

Uma das temáticas em constante debate nos últimos anos, é a sustentabilidade. A poluição, destruição de habitats, rápida diminuição da biodiversidade, acúmulo de resíduos sólidos, são apenas alguns exemplos dos impactos negativos da ação do homem na natureza. Para mudar esse cenário, é necessário um desenvolvimento mais sustentável, que precisa de planejamento e da participação de todas as esferas da sociedade.

Para compreender na prática a importância de promover a sustentabilidade em suas profissões futuramente, os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizaram uma visita técnica no Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata.

Na Agronomia, uma produção sustentável respeita o meio ambiente, atendendo as necessidade das próximas gerações e dessa forma promovendo qualidade de vida. De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia da Univel, Vanessa Taques Batista, a visita contribuiu com um dos objetivos do curso que é promover o estudo de técnicas voltadas para a agroecologia. 

“A visita técnica realizada no Instituto Pedra da Mata contribuiu com o aprendizado que os acadêmicos estão tendo na disciplina de Construções Rurais. Dessa forma, durante a visita, eles puderam visualizar na prática as técnicas de construção e principalmente técnicas de construção agroecológicas”, explica Vanessa.

Já na Arquitetura, podemos encontrar a sustentabilidade na redução dos recursos utilizados na construção e no desenvolvimento de projetos que minimizem o impacto ambiental das construções. Para a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Tais Brandelli, a visita oportunizou aos acadêmicos conhecerem na prática a biocontrução, conhecendo de perto as características e diferenciais dessa técnica de construção.

"Os alunos puderam refletir sobre a construção de novos paradigmas para a convivência e sustentabilidade, visto que a bioconstrução é uma estratégia sustentável do ambiente construído que objetiva a redução da geração de resíduos e do consumo energético, preservando o meio ambiente", ressalta Tais. 

Para a acadêmica do curso de Arquitetura da Univel, Alyni Aires, a visita ao Instituto Pedra da Mata foi interessante e promoveu diversas reflexões sobre a sociedade que vivemos, mostrando que é possível ter formas mais sustentáveis de viver. 

“O local é muito acolhedor, assim como o casal Gunther e Eliana que apresentaram todo o espaço, mostrando o trabalho diário e relatando como foi construída toda a estrutura que faz parte do Instituto. Durante a visita técnica, conhecemos as estratégias alternativas utilizadas para a produção de alimentos, saneamento, energia e os modelos de habitação, sendo esse, o que mais chamou minha atenção. Poder conhecer as possibilidades sustentáveis de construir e ainda, ver que é possível integrar a arquitetura de forma respeitosa ao meio ambiente foi uma experiência muito valiosa que levarei para a vida acadêmica, profissional e pessoal”, conta Alyni. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

14.07.2022

Arte e Arquitetura: Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Curitiba
Designer Gráfico: Acadêmicos ganham Prêmio Camaleão com criação de embalagem de design que não prejudica o meio ambiente