Transmitindo conhecimento: professor e aluna da Univel tem artigo publicado em revista

Buscando ressaltar a importância da esterilização cirúrgica (castração) no controle populacional de cães e gatos, o professor do Centro Universitário de Cascavel - Univel Marcos Piazzolo e a acadêmica de Medicina Veterinária Lara Marzinkowski Schmen, escreveram um artigo sobre o tema e tiveram a oportunidade de divulgá-lo em um veículo de comunicação da área, a revista O Presente Rural, de Marechal Cândido Rondon. “Todos nós vemos os animais andando nas ruas e não temos dimensão do caos que isso pode causar, percebi o quanto é importante o controle populacional para nossa saúde e a deles também”, conta Lara.

A oportunidade de escrever um artigo durante a graduação proporciona a inserção do aluno na pesquisa científica, que pode aprender mais sobre determinado tema e ainda ter materiais publicados. “Ter publicado este artigo foi um incentivo muito grande, pois passar um pouco do conhecimento adquirido na faculdade para as pessoas é muito gratificante”, ressalta Lara.

A importância da esterilização cirúrgica no controle populacional de cães e gatos

O professor Marcos Piazzolo explica que o artigo vem ao encontro a uma demanda da própria sociedade, além da importância de proporcionar o bem estar animal. “O artigo em questão é uma resposta para uma demanda da sociedade. Com o controle populacional desses animais diminui a população de cães e gatos errantes e o maltrato dos animais, aumentando assim a qualidade de vida deles”, explica Marcos.

De acordo com Lara, o objetivo do artigo foi conscientizar a população sobre a importância da castração para diminuição de animais nas ruas, tendo em vista os benefícios para os animais e a saúde pública. “Este aumento na população não é só prejudicial ao animal, que se encontra em perigo constante e vulnerável a doenças nas ruas, mas também tem uma grande importância na saúde pública. Pois os cães e gatos são um dos principais focos de zoonose (doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais)”, ressalta Lara.

Confira o artigo completo: https://opresenterural.com.br/importancia-da-esterilizacao-cirurgica-castracao-no-controle-populacional-de-caes-e-gatos/

25.06.2020

Exposição "Toque Humano"
Papo de Mercado: alunos dos cursos de comunicação da Univel participam de evento com profissionais de diversos lugares do mundo