Univel apoia 5ª Edição da Pedalada Sustentável em Cascavel

Ação é organizada pelo Núcleo CPCE/ODS e será realizada no dia 25 de novembro

A V Pedalada Sustentável, promovida Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP e Movimento Nós Podemos Cascavel - Núcleo CPCE/ODS de Cascavel, será realizada no dia 25 de novembro às 08h30 com saída e retorno do gramado em frente à Prefeitura Municipal de Cascavel. O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade de Cascavel a utilizar a bicicleta como meio de transporte pois não causa prejuízos ao meio ambiente, além de incentivar a prática do ciclismo como atividade de promoção da saúde, condicionamento físico e melhoria da qualidade de vida.

A poluição do ar é um problema grave nas cidades e o carro é o principal responsável segundo o pesquisador Carlos Dora, da Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS também aponta através de estudos que a poluição do ar, que acarreta desde doenças cardiorrespiratórias a câncer do pulmão, é 95% emitida por veículos movidos a combustíveis fósseis. Se nada mudar, a poluição por material particulado e ozônio será, até 2050, a principal causa de morte no mundo relacionada ao meio ambiente – segundo relatório de 2012 da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esta poluição causa ainda impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global e sendo responsável pela degradação de ecossistemas e potencialização de chuvas ácidas.

Buscando conscientizar a sociedade acerca destas problemáticas socioambientais, assim como contribuir com a promoção da Agenda Mundial da ONU que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, a Pedalada Sustentável em 2018 está alinhada à campanha de doação de sangue, haja visto que o dia 25 de novembro é também o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Segundo a Agência Brasil somente 1,8% da população é doadora, sendo que a meta da Organização Mundial da Saúde é de atingir 3% da população, levando em conta que a cada doação é possível salvar até quatro vidas.

Neste contexto, após a apresentação destes importantes dados que fazem referência ao ODS 3, que trata da Saúde e Qualidade de Vida, o Núcleo CPCE/ODS cumprindo com seu propósito de contribuir com o desenvolvimento sustentável se coloca como agente catalisador das ideias e demandas da sociedade e realiza a tradicional Pedalada Sustentável em parceria com as seguintes instituições: Univel, AMBEV, Arboris Comunicação, Clínica Eu Magro, Lions Clube, Prefeitura Municipal de Cascavel, Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, RPCTV, SESC e Unimed Cascavel.

ODS e Univel

O Centro Universitário de Cascavel - Univel é uma das instituições parceiras que atuam em Cascavel com o objetivo de desenvolver ações e projetos em prol da Plataforma Mundial da ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promover uma cultura sustentável que incentiva boas práticas em responsabilidade social. A proposta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS abrange as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero.

23.11.2018

Diário de bordo: Inspiração aos futuros jornalistas
Alunos de Engenharia de Produção fabricam peça durante aulas práticas