Univel conscientiza população sobre obesidade em evento

A ação Mais Saúde: todos juntos contra a obesidade, reuniu crianças, adultos e idosos em evento especial

Uma tarde de conscientização e cuidados com a saúde, assim foi a quarta edição do Mais Saúde, evento em que o Centro Universitário de Cascavel – Univel esteve presente e nesse ano teve como temática principal a obesidade. A ação aconteceu no último sábado, dia 28 de setembro, no Complexo Esportivo Ciro Nardi.

Os cursos da área da saúde da Univel estiveram presentes, realizando o atendimento da população e diálogo de conscientização e cuidados com a saúde. Cada área levou uma atividade diferente envolvendo ações preventivas com relação à obesidade.

Os alunos da Psicologia aproveitaram a oportunidade para aplicar um questionário com os participantes e coletar dados que servirão de base para o desenvolvimento de uma pesquisa científica relacionada à obesidade. “Estamos buscando a conscientização contra a gordofobia e fazendo um trabalho de psicoeducação, com foco em questões de imagem corporal, autoestima e, principalmente, o preconceito”, explicou a professora Monique Farber. “Precisamos dar visibilidade para essa causa, porque ainda existem muitos espaços que não têm acessibilidade, como poltrona de avião, catraca de ônibus, assento de teatro ou cinema”, complementou.

Corre, corre

Quem passou pela tenda da Fisioterapia pôde fazer um teste de condicionamento cardiopulmonar, que consiste em atingir a maior distância que conseguir em apenas seis minutos. “Os alunos já tinham visto esse teste na disciplina de Fisiologia do Exercício e puderam aplicá-lo durante o evento em crianças, adultos e idosos. Uma oportunidade para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e ter o contato mais próximo com os pacientes”, destacou a professora Daiane Lazari de Medeiros.

No caso dos idosos, com alguns deles, foi aplicado o teste da caminhada estacionária, com duração de dois minutos. Os participantes passaram por avaliações de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória e saturação de oxigênio antes e depois da aplicação dos testes. “Foi importante para os alunos verificarem as mudanças após um exercício submáximo, onde a frequência cardíaca fica elevada”, frisou Daiane.

Mexendo o esqueleto

Já o pessoal da Educação Física realizou atividades de dança no palco e convidaram todo mundo para se mexer. O estudante Mateus Felipe, que cursa o primeiro ano, acredita que participar do evento agregou conhecimento para sua formação. “Por meio desses eventos mostramos que é necessário ter um profissional que oriente para a prática correta do exercício”, disse.

Os estudantes de Biomedicina também marcaram presença no evento, realizando exames na população com um jeito todo especial de cuidar da saúde. Já o foco do curso de Nutrição foi a orientação sobre alimentação saudável.

08.10.2019

Univel marca presença no X Fórum Marista de Profissões
Seincom proporciona aos alunos da Univel uma semana de comunicação e tecnologia