Univel, OAB e IBDFAM realizam evento sobre Alienação Parental

Univel, OAB e IBDFAM realizam evento sobre Alienação Parental

Univel, OAB e IBDFAM realizam evento sobre Alienação Parental

 

O evento possibilitou ao público entender essa nova temática por meio de palestras com profissionais da área e professores da Univel

Uma parceria entre o Centro Universitário de Cascavel - Univel, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) possibilitou o evento “Alienação parental e suas interfaces”, onde alunos, profissionais da área e interessados no assunto puderam participar. “É essencial trabalhar essa temática em diversos contextos. Para que haja uma compreensão adequada é necessário essa capacitação e debates sobre o assunto”, explica a Coordenadora do curso de Psicologia, Dra. Caroline Buosi Velasco. 

Os professores da Univel Alexandre Barbosa, Deisi Cardoso, Lygia Maria Copi e a Dra. Caroline foram palestrantes no momento. “Penso que o principal desafio seja mesmo a complexidade do tema no que se refere a dificuldade de distinção entre falsas memórias e verdadeiras, pois há fenômenos complexos no que se refere a memória dos seres humanos que dificultam a identificação da alienação parental por si só. Além disso, o desconhecimento de técnicas adequadas de entrevista e de coleta de depoimento também é um desafio a ser superado sobre o assunto”, explica Caroline. 

O tema ainda é novo, sendo essencial sua abordagem, seja no meio acadêmico ou profissional. “É uma temática que envolve uma interdisciplinaridade entre Direito e Psicologia, abrange um comportamento muito comum na sociedade, de um desvio de conduta dos pais quando acontece uma perda, uma ruptura de vínculo, em que ocorre alguma mágoa ou raiva, e acabam deslocando essa reação pessoal para os filhos”, explica o Presidente da OAB, Jurandir Parzianello.

A aluna de Direito, Ivanildes Lima da Silva, participou do evento e conseguiu aprofundar seu conhecimento sobre o tema. “Com a palestra pude conhecer mais do tema, e também as suas interfaces. Pudemos observar os dois lados, de quem está sendo alienado e o lado do alienador. A explanação da professora Caroline abriu uma visão muito diferente da que eu tinha, permitiu uma reflexão mais cuidadosa, para averiguar cada caso e situação antes de formar uma opinião”, explica. 

Por: Núcleo de Comunicação

05.09.2019

Galeria de fotos

 

Vitória: formandos de diversos cursos colam grau na Univel
Na prática da profissão: alunos de Nutrição palestram sobre introdução alimentar e alimentação de crianças