Univel participa da 2° Feira da Mulher

A feira reuniu artesanato, apresentações culturais, serviços de beleza, agricultura familiar, orientações jurídicas, serviços de saúde, dentre outras ações

Nesta quarta-feira (30), foi realizada a 2ª Feira da Mulher, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à mulher e promover um espaço de encontro cultural, social e político. O evento contou com  a realização de apresentações artísticas, artesanato e obras produzidas por mulheres, orientações sobre diversos assuntos, entre outras atrações.

O Centro Universitário de Cascavel - Univel esteve presente realizando diversos atendimentos e orientações jurídicas aos participantes da feira. Os acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, estiveram presentes na feira realizando atendimentos e orientações com objetivo de promover saúde aos participantes. As acadêmicas do curso de Direito, juntamente com o Projeto de Combate à Violência Contra a Mulher, realizaram orientações jurídicas.  O curso de Agronomia esteve presente doando mudas e verduras colhidas na Fazenda Escola para as participantes.

A assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social e uma das responsáveis pela organização da Feira da Mulher, Poliana Lauther, a realização do evento foi um sucesso. "Planejamos e contamos  com o apoio de muitos parceiros e a 2° Edição da Feira da Mulher foi um sucesso, mesmo com o tempo chuvoso. A ideia da feira surgiu em 2020, em que a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram a primeira edição. Em 2021, não foi possível a realização por conta da pandemia, mas hoje podemos retornar e estamos muito felizes”, declara Poliana.

Para a  coordenadora do curso de Enfermagem da Univel, Cariane Gonzatto, a feira foi uma oportunidade de promover saúde às mulheres e aos participantes.  “Ações de educação e saúde são inerentes ao profissional de enfermagem e a feira é uma oportunidade de poder atender o máximo de pessoas, principalmente as que mais precisam. É fundamental realizar orientações de práticas saudáveis, atuar não apenas no processo de cura, mas também na prevenção e promoçãop da saúde”, ressalta Cariane.

De acordo com a professora do curso de Direito da Univel, Bethania de Souza Rodrigues, estar presente em feiras realizando atendimentos e orientações jurídicas é de extrema importância para dar acesso a comunidade e para as acadêmicas participantes. “Muitas pessoas com hipossuficiência ou falta de conhecimento sobre como recorrer a um auxílio jurídico e como ter uma assistência jurídica, elas podem vir até nós e perguntar e tirar as suas dúvidas. Realizamos diversos atendimentos, desde orientações das ações de alvará, FGTS, sobre violência doméstica, divorcio e questões patrimoniais”,conta Bethania.

30.03.2022

Univel recebe o I Workshop CEJUSC-Pré
Univel realiza Webinar de boas-vindas para os acadêmicos da modalidade EaD