Univel participa de evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física participaram com atividades voltadas a área da saúde

O Centro Universitário de Cascavel - Univel participou do evento do Dia Internacional da Mulher da TV Tarobá na última quarta-feira, 06 de março, em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida. O evento proporcionou diversas atividades de cuidados para a saúde e a beleza das mulheres. “Fazia tempo que eu gostaria de ter feito algo assim, mas nunca tive a oportunidade, então aproveitei que estava passando por aqui e valeu a pena, hoje o dia foi para me cuidar”, contou Adelina Antunes, que aos 56 anos fez pela primeira vez uma limpeza de pele, proporcionada pelos alunos do curso de Biomedicina da Univel.

Além da limpeza de pele, o curso de Biomedicina fez drenagem facial para as mulheres. “O curso tem como foco sempre a saúde. Então, esses eventos são importantes para levar a saúde pública, especialmente hoje, que estamos cuidando do rosto, o nosso cartão de visita. É uma forma de ajudar as pessoas, mas também proporcionar ao aluno o aprendizado de lidar com os pacientes e as suas diversidades, tanto físicas, quanto culturais”, contou a Professora Letícia Thiesen, Coordenadora do curso de Biomedicina.

O curso de Educação Física esteve presente realizando avaliação de flexibilidade, peso e estatura, para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal). “É muito importante para a comunidade, porque traz algumas orientações que são importantes para a saúde. Nós fizemos as avaliações, e as pessoas muitas vezes não tem a informação de que estão um pouco acima do peso ou de que a região lombar da coluna tem algum problema por falta de exercício. Então aplicamos esses testes para chamar a atenção delas”, explicou o Coordenador do curso de Educação Física, Gustavo Brandão.

Com exercícios do períneo, o curso de Fisioterapia proporcionou grandes aprendizagens às mulheres, já que abordou um tema pouco debatido, a incontinência urinária. “Como estamos na semana da mulher, trouxemos um tema bem específico, e conversando com as mulheres vemos que é um tema bastante desconhecido. Elas não sabem também que precisam de fisioterapia, que podemos fazer intervenções e exercícios bem específicos para isso. Então repassamos para a população algumas orientações”, contou a Coordenadora do curso de Fisioterapia, Deisi Ferrari. “Esse contato de vir e conversar com as pessoas vai me ajudar muito futuramente. É importante saber atender um paciente”, contou a aluna do curso de Fisioterapia, Thaila Kauana.

08.03.2019

Da Gastronomia para a vida
Projeto Combate à Violência Contra a Mulher realiza palestra em homenagem a elas