Univel promove Círculo de Construção de Paz On-line em parceria com o CEJUSC Fórum

Univel promove Círculo de Construção de Paz On-line em parceria com o CEJUSC Fórum

Univel promove Círculo de Construção de Paz On-line em parceria com o CEJUSC Fórum

 

Os participantes compartilharam experiências e vivências profissionais e pessoais, principalmente envolvendo situações envoltas na temática do encontro que era “Compaixão” 

 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) - Posto Avançado do Centro Universitário de Cascavel - Univel, em parceria com o CEJUSC Fórum, promoveu o evento Círculo de Construção de Paz On-line. O evento foi dedicado aos acadêmicos integrantes deste Posto Avançado e facilitadores do CEJUSC Fórum.  Valendo-se de uma metodologia de cooperação, o mencionado encontro é compreendido como uma atividade integrante da Justiça Restaurativa. 

O encontro foi conduzido pela facilitadora Luiza Scardua, responsável pelo Núcleo Comunitário de Práticas de Justiça Restaurativa de Cascavel. Para ela, houve trocas efetivas e reflexões importantes sobre o tema. "Muito prazeroso  participar do CCP- Círculos de Construção de Paz na Univel, a convite do responsável pelo CEJUSC - Posto Avançado Univel, Dr. Leonardo Garcia, foram trocas efetivas com um grupo que participou ativamente das reflexões advindas do tema escolhido, a compaixão. O tema se constitui em uma ferramenta que favorece a compreensão dessa habilidade para o seu próprio autocuidado e o cuidado ao outro, quando da realização de Círculos no Judiciário ou outras comunidades, que buscam favorecer a autocomposição", ressalta Luiza. 

Para a acadêmica do curso de Direito da Univel, Beatriz Cruz, as trocas de experiências e reflexões realizadas durante o evento são de suma importância, não apenas para a evolução profissional, mas também pessoal. "Entre as diversas atividades que praticamos dentro do CEJUSC tem-se o círculo de justiça restaurativa, que se trata de um círculo de conversa que nos auxilia a praticar a escuta ativa,  a trocar experiências e vivências que acrescentam em nossa evolução profissional e pessoal, nos trazendo equilíbrio com uma grande sensação de acolhimento e tranquilidade", conta Beatriz.  

Para o professor do curso de Direito da Univel e coordenador do CEJUSC - Posto Avançado Univel, Leonardo Garcia, o evento é uma oportunidade de aproximar as pessoas e ser um espaço de escuta. “Aproximar as pessoas, mesmo que de forma virtual, possibilita o oferecimento de um espaço de fala e escuta, elementos tão imprescindíveis para restauração de vínculos. Ainda, esta atividade reafirma nossa perspectiva de construção de paz”, ressalta Leonardo.

 

Por: Núcleo de Comunicação

16.07.2021

Galeria de Fotos

Univel abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2021
Projeto de Extensão “Escritório Modelo” de Arquitetura e Urbanismo da Univel une teoria e prática