Univel promove o 1° Seminário do Programa Residência Pedagógica

Univel promove o 1° Seminário do Programa Residência Pedagógica

Univel promove o 1° Seminário do Programa Residência Pedagógica

Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Univel tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas realizadas com atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica

 

O Programa de Residência Pedagógica é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as instituições de ensino superior criado com o objetivo de implementar projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura conduzidas em parceria com as redes públicas de Educação Básica. O  Centro Universitário de Cascavel - Univel, realizou o 1° Seminário do Programa de Residência Pedagógica com uma programação completa, com palestras e oficinas sobre temas relacionados aos trabalhos desenvolvidos. 

No primeiro dia da programação foi realizada palestra de abertura sobre o contexto escolar e também a apresentação das ações realizadas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Univel e participantes do programa, nas escolas públicas de Cascavel. No segundo dia, foram ministradas palestras sobre alfabetização e letramento direcionados ao momento da pandemia. No último dia, foram realizadas oficinas elaboradas por acadêmicas participantes do programa e mostraram na prática os conhecimentos adquiridos nos momentos da formação teórica e prática realizadas no Programa Residência Pedagógica.

O seminário fez parte das atividades organizadas no programa e teve como propósito aprofundar estudos na temática relacionada à Alfabetização e Letramento e divulgar as ações já desenvolvidas no decorrer do segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021. De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, as atividades desenvolvidas pelas acadêmicas participantes é uma forma de aperfeiçoamento da formação, pois cria um elo entre teoria e prática. “Por meio do trabalho que vem sendo desenvolvido junto às escolas municipais, conseguimos estabelecer um elo entre o trabalho teórico e prático. Sabemos também que as atividades que são desempenhadas pelas acadêmicas residentes impactam de forma positiva nas unidades de ensino. Embora todos os acadêmicos do curso de Pedagogia passem por uma formação sólida em relação à toda a questão teórica, nós pensávamos em  aperfeiçoar em em relação à alfabetização e letramento das crianças e é o que está sendo desenvolvido por meio do programa”, ressalta Gislaine. 

Para o egresso do curso de Pedagogia, Ricardo Pereira Munhoz, participar do seminário foi uma oportunidade de trocar experiências e de novos conhecimentos acerca da realidade da atuação dos pedagogos e professores nas escolas de Cascavel. "Participar do 1° Seminário da Residência Pedagógica, foi um evento único que possibilitou a todos nós aprendermos e construirmos juntos grandes experiências. Digo, pois fui Residente do primeiro módulo, participando e aprofundando os estudos da Alfabetização e do Letramento, conhecendo pessoas de bom coração, realidades de escolas durante o isolamento total na pandemia, bem como, ouvindo relatos das professoras que incansavelmente realizaram um trabalho significativo e humano para com os alunos. Como egresso, fico feliz de aproveitar, participar e viver momentos assim que a Univel proporciona junto às escolas da cidade de Cascavel, aproximando o curso de Pedagogia à prática e realidade da profissão docente."

Por: Núcleo de Comunicação

22.09.2021

Galeria de Fotos

Univel realiza parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel e Patronato Penitenciário
Univel realiza palestra em comemoração ao Dia do Administrador