Univel promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Univel promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Univel promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

Colaboradores de todos os setores se reuniram para palestras sobre automedicação e a questão emocional no trabalho

Durante a semana do dia 13 a 17 de maio o Centro Universitário de Cascavel - Univel promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT. Nesse momento, a instituição busca harmonizar o trabalho, a prevenção da vida e saúde dos colaboradores. “Todos os anos temos uma semana de conscientização, esse ano foi voltado para o lado psicológico, já que hoje as doenças são voltadas mais para essas questões do que físicas. Integramos todos os setores para um momento de aprendizado”, explica a Presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Rosani Schnell.

A SIPAT contou com palestras que abordavam os temas “Automedicação” e “Competências Comportamentais: habilidades necessárias para a saúde mental dos trabalhadores”. Com o intuito de conscientizar contra o uso de remédios sem indicação médica ou de um profissional de saúde, a farmacêutica Juliana Friedrich alertou sobre a automedicação. “É preciso investigar o motivo do mal-estar ou da dor, pois quando mal utilizados ou em excesso, os medicamentos podem causar efeitos colaterais indesejáveis, como intoxicações, interações medicamentosas e ausência ou diminuição do efeito de dependência. É importante saber para que serve e como funciona o medicamento, qual o horário e dose correta, o tempo de tratamento e ainda esclarecer as dúvidas com o profissional farmacêutico”, ressalta Juliana.

A psicóloga Dra. Caroline Buosi Velasco falou sobre a questão emocional no trabalho e habilidades que precisamos desenvolver para um bom convívio em equipe, como conversar para resolver desentendimentos, hábitos a serem evitados, respeitar diferenças, entre outros. “Algumas competências são necessárias para que tenhamos uma boa saúde mental na vida pessoal e profissional. O objetivo foi promover uma reflexão, porque na medida em que os colaboradores e as equipes melhoram o convívio entre eles, surge um comportamento de bom relacionamento e ética, assim será possível um dia a dia de trabalho melhor e com saúde mental estável”, explica Caroline.

Por: Núcleo de Comunicação

17.05.2019

Galeria de fotos

É brincando que se aprende: curso de Pedagogia comemora Scratch Day
Curso de Gastronomia participa de uma aula prática desafiadora