Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia (JOU)

Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia (JOU)

Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia (JOU)

O evento teve como propósito a realização de discussões relevantes e a divulgação de novidades acerca das mais diversas áreas da Odontologia

 

Com o propósito de divulgar e realizar discussões relevantes sobre temas das mais diversas áreas da Odontologia, foi realizada a 1° Jornada de Odontologia do Centro Universitário de Cascavel - Univel (JOU). O evento contou com a presença de profissionais renomados da área, que realizaram palestras e atividades hands on.” A Jornada de Odontologia da Univel tem o propósito de oferecer uma experiência incrível de muito conhecimento para que possamos nos atualizar sobre o que está acontecendo no mundo de mais inovador e tecnológico na área”. ressalta a Coordenadora do curso de Odontologia da Univel, Dayane Silva. 

Para iniciar o primeiro dia do evento, foi realizada uma palestra com tema “Opacidade do esmalte: Como diferenciar lesões da cárie, fluorose, hipoplasias e HMI?”, ministrada pela mestre e especialista em odontopediatria e habilitação em sedação inalatória com óxido nitroso e laserterapia, Dra Ana Paula Menoli. Em sequência, o convidado Dr. Otávio Augusto Pozza, doutorando, mestre e especialista em Ortodontia e Coordenador da Especialização em Ortodontia da BIONEP - Núcleo Educacional do Paraná, abordou o tema “Ortodontia Contemporânea”. 

De acordo com o convidado Dr. Otávio Augusto Pozza, a sua palestra teve como intuito apresentar aos acadêmicos o panorama da Odontologia atual e a importância dos tratamentos odontológicos na vida das pessoas. “Busquei mostrar a Ortodontia Contemporânea, apontando como está a ortodontia  hoje, o que nós conseguimos com tratamentos atuais e o impacto positivo que o resultado dos tratamentos tem na vida das pessoas, não apenas na parte funcional mas também muito na parte estética”, conta Otávio. Além de apresentar a realidade da atuação do profissional da Odontologia, a realização de eventos como o JOU, auxiliam na decisão da área de atuação.“Eventos como esse é de extrema importância para os acadêmicos, além de ser muito bem organizado, no meu ponto de vista o contato com profissionais de fora, como é meu caso, auxilia na decisão da especialidade em que irão atuar futuramente”, ressalta Otávio. Além disso, também foi realizada uma atividade na Pré Clínica de Odontologia, que trouxe o tema “Sistema Splendor: Um novo sistema de pino de fibra anatômico” com a Dra. Juliana Aparecida Delben. 

No segundo dia do evento, foi abordada a temática "Implantodontia e sua evolução com o passar do tempo”, pelo Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, o professor Dr. Rodrigo Marcelo Veronese. A palestra foi uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem a evolução dos implantes e reabilitações dentárias, além das tecnologias atuais utilizadas neste tipo de tratamento. “Os implantes e as reabilitações dentárias são temas atuais na Odontologia, sendo de suma importância mostrar para os acadêmicos a evolução dos implantes, desde que surgiram até o momento e mostrando como está muito mais fácil realizar as reabilitações atualmente, tanto para os pacientes que tornam a vida muito mais fácil, como para os profissionais que realizam procedimentos”, destaca Rodrigo. 

Para compartilhar conhecimento acerca das “Aplicações da Tecnologia na Odontologia Restauradora”, foi convidado o professor Dr. Guilherme Schmitt de Andrade, que é Mestre e Doutor em Prótese Dentária pela Unesp, revisor ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, possui mais de 30 artigos e capítulos de livros também nacionais e internacionais. Durante o evento, o professor Alexandre Luis Bortoloto, realizou uma atividade prática na Pré Clínica, com o tema “Sistema Reciprocante com W-File - TDK”. 

No terceiro e último dia de JOU, a Dra. Marcia Busato, que é professora coordenadora dos cursos de harmonização orofacial da ABO Cascavel, especialista e mestre em prótese dentária e harmonização orofacial, com especialização em protocoll, pós graduação em bioestimuladores e preenchimento avançado, juntamente com a professora Dra. Giovana Guelfi, graduada em Odontologia pela Unioeste, especialista em Harmonização Orofacial pelo Instituto Ippeo, possui habilitação em toxina butolínica e preenchedores faciais avançados, Venopunção, fios faciais e bioestimuladores, mestranda em Odontologia pela Unioeste e professora dos cursos de HOFF, ABO Regional Cascavel, ministraram uma palestra especial sobre “Harmonização Orofacial - A nova face de Odontologia”.  “Gostaria de parabenizar a Univel pelo evento, foi uma honra participar dessa jornada repleta de alunos, colegas e professores interessados em compartilhar conhecimento. Além de se tratar de uma instituição que enaltece ainda mais o ensino superior em Cascavel”, declara a Dra Marcia Busato. 

Para concluir o evento com chave de ouro, também foi realizada uma atividade prática na Pré Clínica, sobre “Facetas de resina composta em dentes anteriores de forma simples e versátil”, com a professora Dra. Marina Gullo Augusto, que é mestre e doutora em dentística pela UNESP, possui mais de 20 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, é pesquisadora visitante na Universidade da Alemanha e também atua como docente na Unioeste e Univel.

 

Por: Núcleo de Comunicação

02.12.2021

 

Galeria de Fotos

Aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia da Univel
Polinizando Saberes: Acontece o Curso Básico de Criação de Abelhas Sem Ferrão da Univel