Univel realiza homenagem aos rondonistas

Univel realiza homenagem aos rondonistas

Univel realiza homenagem aos rondonistas

 

A Univel realizou uma recepção especial aos acadêmicos e professores participantes do Projeto Rondon 

 

Uma experiência inesquecível para quem participa, o Projeto Rondon (coordenado pelo Ministério da Defesa) cumpre um papel essencial na formação dos acadêmicos participantes e no desenvolvimento sustentável de comunidades carentes em todo o Brasil. Neste ano, o Centro Universitário de Cascavel - Univel foi representado por duas equipes, uma atuou no Amapá (Conjunto B) e outra em Minas Gerais (Conjunto C). 

Para o professor Hélio da Siqueira, coordenador do Conjunto B,  o projeto oportuniza a professores e acadêmicos conhecer de perto uma nova cultura, costumes e contribuir de forma ativa no desenvolvimento econômico, social e ambiental da comunidade de Vitória do Jari. 

“É acima de tudo para possibilitar aos alunos e professores a oportunidade do aluno estar se inserido em um novo contexto de uma nova cultura e outros costumes acima de tudo no sentido de buscar contribuir com um pouco do nosso conhecimento, mas acima de tudo nos enriquecer também com o conhecimento e os costumes  do Estado do Pará e principalmente da cidade de Vitória do Jari onde nós estivemos, tivemos a oportunidade de nos enriquecer com a cultura deles e com certeza deixar um pouco do nosso carinho e carisma. Eles deixaram um pouco em nós, e nós deixamos um pouco da Univel lá com eles”, declara Hélio. 

Para a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda e participante do Conjunto C, Larissa Schuster, “A experiência no Projeto Rondon foi incrível não tem como explicar é só vivendo pra saber, você tem contato com culturas diferentes, com uma realidade diferente, é um choque de cultura muito grande a gente acha que já viveu de tudo, e a gente vê lá e aprende com eles, eles nos ensinam a gente ensina eles e é muito gratificante a gente poder ter acompanhado as oficinas, e ver o quanto as pessoas se sentem gratas por estarem recebendo o projeto foi incrível”, declara. 

Para o acadêmico e participante do Conjunto C, Victor Alves Lourenço Santos, a experiência de participar do Projeto Rondon foi uma oportunidade de ter contato com uma realidade diferente do que estava acostumado."Nós fomos para Minas Gerais em Montes Claros, foi uma experiência incrível em todos os aspectos possíveis, a gente acha que é uma coisa e chega lá é outra completamente diferente.  Ficamos em um lugar que não chovia fazia 2 anos, então foi um “baque” muito grande pra nós”, conta

Para o participante, participar do Rondon, foi uma experiência inesquecível e que fez com que além de possibilidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, também aprendeu muito com o conhecimento da população local de Minas Gerais. 

“Foi uma experiência muito legal, tanto com a galera do projeto da equipe quanto a galera de lá. A gente conheceu pessoas fantásticas, que tinham conhecimentos que pra nós, nem imaginamos em ter ou exercer e lá é comum no cotidiano deles, enfim a gente conheceu também estudantes que tinham outras técnicas, jeitos de lidar, sotaques e vivências diferentes da nossa, pra mim foi inesquecível”

 

Por: Núcleo de Comunicação

12.08.2022

Agosto Lilás: Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher da Univel realiza palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha
Acadêmicos de Pedagogia EaD da Univel realizam estágio supervisionado em Espaços não Escolares