Univel realiza parceria para cursos de Agronomia e Medicina Veterinária

Univel realiza parceria para cursos de Agronomia e Medicina Veterinária

Univel realiza parceria para cursos de Agronomia e Medicina Veterinária

Em visita a Fazenda Marrafon a equipe conheceu como funciona a propriedade que é  exemplo local de empreendedorismo, inovação e tecnologia no campo 

O reitor do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Renato Silva, acompanhado pelos coordenadores de curso Vanessa Taques Batista, de Agronomia, e Paulo Figueira, de Medicina Veterinária, realizaram uma visita técnica na Fazenda Marrafon, localizada em Rio do Salto, distrito do município de Cascavel. Na oportunidade eles puderam entender o sistema de funcionamento de uma propriedade rural com o respaldo da tecnologia e a como utilizar a inovação como a principal forma de aumentar a produtividade, por meio de sistemas de automatização e monitoramento. O proprietário agropecuarista Sérgio Marrafon acompanhado pelo filho, o médico veterinário Sérgio Henrique Marrafon, contaram sobre como a tecnologia otimizou a produção de leite e carne da propriedade. Os mais de 400 hectares são utilizados para a plantação de milho e pecuária. 

O projeto para trazer inovação nos processos de produção da fazenda, foi idealizado pelo proprietário, a partir do momento  que percebeu que uma das dificuldades para manter a propriedade no sistema convencional, era a falta de mão de obra qualificada. “Tenho perfil urbano, moro em Cascavel e tenho meus deveres na cidade, mas venho todos os dias até a fazenda e volto. Chegou um momento que o sistema tradicional não iria mais funcionar, então investi em uma nova tecnologia, essa foi a maneira que encontrei para continuar tornando viável manter a propriedade”, explica Sérgio. 

A fazenda possui monitoramento em tempo real dos animais, quanto a reprodução, saúde, consumo, estresse térmico e bem-estar animal. Na propriedade é utilizado o sistema americano Cross Ventilation, uma técnica que fornece aos animais uma temperatura e umidade mais agradável ao longo do dia, para  diminuir o estresse térmico e manter o bem-estar animal,  auxiliando assim no aumento da produtividade.

Na propriedade é realizado o trabalho com a pecuária, com a criação para a produção de carne e leite, são realizadas técnicas de melhoramento genético dos animais e a ordenha é robotizada, que também contribui para o bem estar animal e para a qualidade do produto final que é o leite. Para a coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista, a propriedade é um exemplo de empreendedorismo no campo. “Na propriedade nós visualizamos o que há de melhor na tecnologia para produção de leite. Desde o manejo animal e das instalações apropriadas para favorecer esse ambiente de bem estar animal”, conta Vanessa. 

Por: Núcleo de Comunicação

23.04.2021

Galeria de Fotos

Aula Magna do curso de Pedagogia: Ferramentas e estratégias metodológicas da Psicopedagogia e Musicoterapia
Conquista: formandos da Univel comemoram colação de grau