Univel reúne acadêmicos dos cursos de saúde para primeira Aula Magna

Univel reúne acadêmicos dos cursos de saúde para primeira Aula Magna

Univel reúne acadêmicos dos cursos de saúde para primeira Aula Magna

 

Participaram da Aula Magna os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária e Educação Física

A apresentação cultural do grupo musical Harmony, deu início a uma noite bastante significativa na história do Centro Universitário de Cascavel – Univel: a primeira Aula Magna dos cursos de saúde. Com o tema “As várias faces da atuação profissional dos cursos de saúde e sua responsabilidade Socioepidemiológica”, a convidada da noite, Dra Lilimar Mori, ministrou e compartilhou com os acadêmicos sua ampla experiência como profissional da área. “É interessante reunir os cursos da área da saúde para um momento único e trazer um assunto da atualidade que certamente deixará uma mensagem de reflexão”, expressa Dra Lilimar Mori. 

Epidemiologia

O tema abordou a Epidemiologia, que segundo a pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol, é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. “É um problema de saúde pública que está muito relacionado ao dia-dia dos acadêmicos e futuramente como profissionais”, diz Lilimar.

Na oportunidade, Lilimar chamou a atenção para o uso excessivo dos agrotóxicos, no meio rural e urbano, sendo o Brasil considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e o estado do Paraná está entre os três primeiros do país. “É um assunto bastante atual relacionado à região que nós vivemos, além de ser uma provocação para que os alunos observem o que acontece em nossa realidade e a importância de saber como atuar enquanto profissional diante de cenários como esse”, explica Lilimar.

Para a acadêmica do curso de Fisioterapia da Univel, Carolina dos Santos, a palestra teve uma importância profissional magnífica. “São informações que podemos levar para nossa família, amigos e pessoas que nos cercam. Para nós que estamos no início dessa  jornada foi uma ótima experiência, pois o que ela nos passou hoje é algo que vamos levar para toda a vida”, avalia Carolina.  

No final de sua palestra, a médica deixou um conselho sincero para os acadêmicos. “Não busque o sucesso pelo sucesso, trabalhe bastante, se dedique aos estudos e procure se destacar como um bom profissional, isso leva as pessoas para frente”, finaliza Lilimar.

Por: Núcleo de Comunicação

27.04.2018

Galeria de Fotos

Alunos da Univel esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda
​Acadêmicos vêm à Câmara para aprendizado sobre processo Legislativo