Univel sedia I Encontro Diocesano da Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel

Univel sedia I Encontro Diocesano da Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel

Univel sedia I Encontro Diocesano da Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel

 

A iniciativa tem como propósito formar pessoas na consciência cristã dentro da política para contribuir com uma sociedade melhor

O Centro Universitário de Cascavel - Univel sediou no dia 29 de fevereiro, o I Encontro Diocesano da Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel, com o propósito de formar pessoas na consciência cristã dentro da política e contribuir assim para uma sociedade melhor.  “A arquidiocese resolveu formar cidadãos que estão ligados às paróquias de Cascavel e região, para que eles conheçam profundamente o que significa ser um cristão político. É um dia de compartilhar conhecimento e informações para que as pessoas busquem entender melhor o que é a política e como ela funciona, fazendo com que nós tenhamos uma consciência cristã mais responsável”, explica Ódina Silva.  

O evento contou com a participação especial de líderes que contribuem para a transformação da sociedade, como o Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos e o ex-governador do Rio Grande do Sul e senador, Pedro Simon, que abordou em sua palestra o tema “A importância e a postura do católico na política”. O Padre Paulo Adolfo Simões da Arquidiocese de Pouso Alegre em Minas Gerais, também esteve presente e abordou a temática “Contextualização do momento atual: polarização e radicalismo”. Para ele os cristãos têm muito a oferecer a sociedade em termos de contribuição. “Essa é ao meu ver a grande questão e a igreja vai ter algumas posturas que o evangelho apresenta para nós, como por exemplo o bem comum, a questão de ajudar aos pobres, da valorização da democracia, da corresponsabilidade com o meio ambiente que é uma preocupação mundial e o avanço científico. Quando se fala em política eleitoral é muito importante participar desse momento com consciência”, ressalta o Padre Paulo Adolfo Simões. 

Para o Padre Reginei José Modolo, mais conhecido como Padre Zico, a política é uma das formas mais elevadas de fazer caridade e promover o bem comum. “O objetivo maior é ajudar cristãos da arquidiocese de Cascavel a receberem uma informação, podendo partilhar de suas experiências, encontrar na igreja um espaço para apresentar seus anseios, desejos e dificuldades, dando  a possibilidade de estar mais próximo deste âmbito como uma ação de fato evangelizadora, bem como compreender a atividade político partidária como uma iniciativa missionária de concretização do evangelho. A Igreja nada mais está fazendo do que realizando a sua missão, de preparar missionários para esse novo campo que é a política”, conclui.

Por: Núcleo de Comunicação 

03.03.2020

Galeria de fotos

Univel realiza trabalho pedagógico com atividades criativas para capacitação de professores
Metodologias Ativas de aprendizagem e muito conhecimento no retorno às aulas de Pós-Graduação da Univel