Veículos de comunicação se reúnem na 1ª Noite da Imprensa Univel

Veículos de comunicação se reúnem na 1ª Noite da Imprensa Univel

Veículos de comunicação se reúnem na 1ª Noite da Imprensa Univel

Em comemoração ao Dia da Imprensa, 01 de junho, a Faculdade Univel promoveu a 1ª Noite da Imprensa Univel, com a participação de vários veículos de comunicação de Cascavel e região. O evento contou também com a presença do Diretor-Presidente da Univel, Renato Silva e sua esposa Ódina Silva, as agências DBPV, Dopps e Lucom e os acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Fotografia e Administração da instituição.

A proposta do evento foi gerar uma dinâmica, onde os órgãos da imprensa apresentassem o seu ponto de vista a respeito de um tema que envolve o meio jornalístico. Na oportunidade, os representantes dos veículos de comunicação, além de falar sobre os temas escolhidos por eles, também contaram suas experiências e situações vividas na profissão, expectativas para o futuro dos meios de comunicação, responsabilidade e função social do jornalismo. Apresentaram também um pouco mais sobre as programações dos veículos e seus diferenciais.

A Univel foi a primeira faculdade a ofertar o curso de Jornalismo em Cascavel, participando da formação de muitos profissionais, presentes no evento. Profissionais estes que puderam compartilhar um pouco do conhecimento com os acadêmicos, mostrando um pouco da realidade do trabalho com a comunicação e aproximando-os da prática, no mercado de trabalho.

Com a presença de diversos veículos de comunicação, os acadêmicos puderam ouvir dos profissionais sobre como é feito o trabalho em cada meio, as maneiras de tratar a informação e o entretenimento e principalmente, como este trabalho não envolve somente a técnica, mas o amor pela profissão.

Os veículos de comunicação presentes foram:

RPC - Rede Paranaense de Comunicação, representada por Valdinei Rodrigues e Fernanda Machado, com o tema “Tecnologia: mundo digital e suas plataformas”.

TV Tarobá, representada pela Sirlei Beneti, que trouxe o tema “Solidariedade: informar, instruir, alertar e socorrer o próximo”.

RICTV, representada por Parangolé e Edivaldo Cândido, com o tema “Igualdade: a comunicação é um direito de todos”.

Tarobá FM, representada por João Diego Machado, com o tema “Esperança: informações para o progresso”.

Jovem Pam, representada por Blackie Junior, com o tema “Criatividade: ideias que merecem atenção”.

Rádio Colméia, representada por Lourival Giansante e José Roberto Benjamin, com o tema “Fusão: o futuro do rádio AM e FM”.

Rádio Independência, representada por Amir Kalil, com o tema “Sensacionalismo: considerações no impacto cultural da sociedade”.

Jornal Hoje/O Paraná, representado por Juliet Marfrin, com o tema “Liberdade: autonomia na publicação”.

Sobre o Dia da Imprensa:

Comemorado no dia 01 de junho, o Dia da Imprensa homenageia a primeira publicação do Correio Braziliense, um dos primeiros veículos de comunicação do Brasil, editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres. Anteriormente a data era comemorada no dia 10 de setembro, data da primeira circulação do jornal A Gazeta, do Rio de Janeiro, até o ano de 1999. A data foi alterada com a lei 9831/99, criada pelo Deputado, Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, definindo a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho.

Por: Núcleo de Comunicação

02.06.2017

Galeria de fotos

Univel e EMAP realizam o XV Congresso de Direito
Gastronomia Univel recebe aula sobre Cozinha Contemporânea