Vozes do Paraná: alunos e professores da Univel lançam livro sobre personalidades da comunicação

Um trabalho que reuniu 28 alunos e seis professores, o livro busca preservar a memória de radialistas e publicitários que fizeram e fazem história no Oeste do Paraná

Pelas mãos de professores e alunos do Centro Universitário de Cascavel - Univel o livro “Vozes do Paraná” tomou forma, e na última semana aconteceu o lançamento, reunindo radialistas, publicitários, alunos e professores para um momento de autógrafos e conversa. “O sentimento é de gratidão, queremos que a nossa instituição produza muitos frutos saudáveis, que alimenta e sustenta, esse é o nosso desejo. Fico feliz por estarmos ajudando as pessoas a realizar sonhos, acho que essa é a nossa passagem aqui pela terra”, conta o Reitor da Univel, Renato Silva.

Idealizado pelo professor Sérgio Brum, o livro busca resgatar e estimular a preservação da memória profissional de radialistas e publicitários do Oeste paranaense. “Confesso que hoje fiquei muito emocionado aqui, em saber que aquilo que era sonho e que foi transferido para os meus acadêmicos, se realizou. Eles são os autores do livro, são pessoas que jogaram para a vida aquilo que deve ser inesquecível. Hoje as estrelas devem estar apagadas com tudo o que aconteceu aqui, o brilho estava na cabeça de cada um que veio nos prestigiar, fico encantado e dou os meus parabéns a todos”, declara o professor Sérgio.

O trabalho mobilizou 28 alunos dos cursos de Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda e seis professores, que juntos, marcaram no tempo a história de profissionais que fizeram a diferença na região. A acadêmica de Jornalismo, Gabriela Nascimento, ressalta a importância de participar de projetos como esse. “Foi uma experiência única e muito gratificante. É um trabalho tão grande, e me sinto honrada por ter participado disso, ter realizado um bom trabalho e agora fazer parte dessa história”.

O resultado dessa história

Em “Vozes do Paraná” é possível encontrar a biografia de dezesseis personalidades. Foram 121 páginas produzidas, uma obra que abre caminho para que outras surjam com o fim de manter a memória e os feitos dos profissionais da comunicação do nosso estado. “É extremamente gratificante ver essa nova geração acreditando e escrevendo. Fico muito feliz, vendo eles fazendo um jornalismo e comunicação que podem construir um futuro melhor, estou muito esperançoso vendo eles com esse sorriso no rosto”, ressalta o radialista, Ivan Zuchi, que teve sua história contada nesta edição.

O egresso de Jornalismo, João Diego, participou do evento de lançamento do livro e deixou o seu recado para esses estudantes que já fizeram o seu papel na história. “Em meio a tantas tecnologias, um mundo com tanta informação, nós nos preocupamos sempre em escrever uma história da comunicação, mas muitas vezes não percebemos que essa história já teve muitas pessoas, muitos personagens que escreveram ela até aqui. Se hoje nós temos uma estrada asfaltada na comunicação, é graças a muitos profissionais que abriram o caminho, enfrentaram várias dificuldades em um período que era muito mais difícil fazer comunicação e fizeram com maestria. Então esses profissionais devem ser homenageados, reconhecidos, e o que a instituição fez é algo fantástico, porque serve também como inspiração para que esses alunos, além de buscarem informações e conhecerem a história da nossa comunicação, também possam se inspirar nessas histórias, nesses grandes profissionais, que construíram a comunicação que nós temos hoje”, conclui.

05.11.2019

Dia do Dentista é comemorado na Univel com palestra especial para acadêmicos de Odontologia
Acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univel participam de tradicional prova automobilística