A educação
vale muito


Mas você sabe o
quanto ela custa?


Quanto custa a educação?


Para que uma universidade funcione com qualidade, de maneira sustentável e continue formando pessoas para conduzir o país rumo a dias melhores, há uma série de custos envolvidos, ligados à infraestrutura e tecnologia, contratação de pessoal, desde docentes à equipe técnico-administrativa etc.

Em tempos de crise, como a que estamos enfrentando no momento, devido a uma pandemia que tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo, esses custos não diminuíram, ganhando ainda acréscimos consideráveis em razão das instituições de ensino estarem mudando suas estratégias pedagógicas para continuar oferecendo um ensino de qualidade, de forma remota e mantendo o contato direto dos alunos com seus professores.

Acompanhe abaixo os custos que impactam as atividades das instituições de ensino e como a crise atual os tem afetado.



Houve redução na Folha de Pagamentos?   NÃO

Os professores e toda equipe que suporta o funcionamento de uma instituição continuam contratados e trabalhando, mesmo em regime de home office. A folha salarial representa, em média, 70% dos custos fixos de uma instituição de ensino. Além dos professores, existem as remunerações do corpo técnico-administrativo, INSS, FGTS, benefícios, sistema S, entre outros.


Houve redução em custos de material didático?   NÃO

Materiais didáticos utilizados nos cursos já foram comprados, e mesmo que o consumo destes materiais não seja imediato, pois as aulas/atividades práticas vão acontecer. Materiais adquiridos ao longo do curso, têm seus valores previstos no orçamento, não sendo repassado o curso ao acadêmico no exato período em que ele consome o material, mas diluído em todo o curso.


Houve redução em custos de manutenção (limpeza, manutenção, segurança, energia elétrica, água e outros)?   NÃO

A folha salarial dos colaboradores, terceiros responsáveis e fornecedores foram mantidas. Valores como água e luz, são fixos, não variando de acordo com o consumo. Custos com produtos de limpeza diminuíram inexpressivamente, visto que os produtos já foram comprados, valor menor que se comparado ao aumento de investimento em outras demandas.


Houve redução de impostos?   NÃO

Os impostos pagos permanecem os mesmos, e a Univel cumpre corretamente com seus compromissos diante do município e da nação.


Houve redução em custos de prestadores de serviços?    NÃO

Em geral, contratos com prestadores de serviços são negociados anualmente, e as entregas diluídas no período, portanto, estes custos permanecem ativos.


Houve redução em custos relacionados à tecnologia?    NÃO, AUMENTARAM.

Pelo contrário. Com esta nova organização de modelo de aula, utilizando de novas plataformas de tecnologia, foram necessários investimentos em plataforma de transmissão, aumentando banda de internet, medidas de segurança, entre outros novos valores, para garantir a oferta de aulas remotas sem que os alunos percam o contato direto com os professores.


Houve redução de acordos financeiros relacionados à questão da inadimplência?    NÃO

Com a crise, muitos alunos vão passar por dificuldades financeiras. A Univel está mantendo negociações individualizadas, oferecendo programas emergenciais para atender cada aluno de acordo com as suas reais necessidades ou dificuldades. Foram mantidas as Bolsas Incentivo, Fies, Prouni e demais financiamentos, parcelamentos, descontos, entre outras.


O setor privado é responsável por 75% das matrículas do ensino superior do Brasil.

Estamos sensíveis à situação de nossos alunos e entendemos que, nesse período de calamidade, os recursos devem ser aplicados da melhor maneira para que possamos continuar oferecendo educação de qualidade para todos, nossa principal missão.

Antes de apoiar qualquer ação de redução generalizada das mensalidades, sem critérios específicos, pense como isso pode afetar o emprego de milhares de professores, colaboradores e fornecedores, bem como o acesso a milhões de estudantes ao ensino superior.

Isso vai fazer toda a diferença amanhã.
#ovalordaeducacao
Fonte: Semesp



#ovalordaeducação

Entre em contato conosco pelo telefone 45 3036-3636, no e-mail comunicacao@univel.br ou venha até a instituição no endereço: Av.Tito Muffato, 2317, Santa Cruz - 85.806-080 - Cascavel / PR.