Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Univel, tem seu artigo científico classificado entre os melhores do 62° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC)

Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Univel, tem seu artigo científico classificado entre os melhores do 62° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC)

Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Univel, tem seu artigo científico classificado entre os melhores do 62° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC)

 

O artigo do acadêmico do curso do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Eduardo Dalla Costa, foi aprovado e apresentado em um dos eventos mais importantes da área de Engenharia Civil 

 

O Centro de Pesquisa e Extensão (CPE) do Centro Universitário de Cascavel - Univel, tem como objetivo introduzir os acadêmicos na pesquisa científica,  promovendo a  integração entre universidade e comunidade com o propósito de contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e promovendo e apoiando a publicação e divulgação da produção científica realizada na instituição. 

Um exemplo que reforça a qualidade das pesquisas e artigos científicos produzidos pelos acadêmicos, é a publicação e classificação do artigo do acadêmico do 9° período do curso de Engenharia Civil, Eduardo Dalla Costa, que foi classificado entre os seis melhores trabalhos do 62° Congresso Brasileiro de Concreto (CBC). O evento que acontece há 62 anos no Brasil teve como foco o uso e a operação de estruturas de concreto. Este evento é um dos mais importantes na área de engenharia civil, reúne renomados profissionais e a comunidade científica e é referência no Brasil e no mundo. O artigo do acadêmico Eduardo, intitulado “Análise do Impacto na Resistência à Compressão Axial e à Tração Diametral do Concreto com a Utilização de Agregado Miúdo Reciclado”, abordou o tema da substituição de agregados convencionais por agregados reciclados. 

Para a coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão, Dra. Tatiana Bach, a indicação do artigo entre os seis melhores do congresso reforça a qualidade e a inovação da pesquisa científica produzida na instituição e contribuindo com a sociedade ao trabalhar com reaproveitamento de materiais. Além de destacar que todos os Grupos de Pesquisa em vigência da Univel são certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, certificação que aponta credibilidade e qualidade do que é produzido e desenvolvido. “A participação em Projetos de Pesquisa e de Extensão durante a graduação é muito importante para ampliar a formação do acadêmico, que tem a oportunidade de aprofundar e construir novos conhecimentos, além de vivenciar a prática da sua profissão ao atuar diretamente com a comunidade na solução de problemas. O acadêmico que participa se torna mais preparado para atuar na sua profissão. Além disso, as publicações científicas geradas também servem como um diferencial competitivo no currículo do acadêmico”, reforça Tatiana. 

O acadêmico do curso de Engenharia Civil,  Eduardo Dalla Costa, ingressou em 2019 no grupo de pesquisa “Caracterização de Materiais”, coordenado pelo professor Thiago Guerra e desde então foram desenvolvidas diversas pesquisas relacionadas à área.  Para o acadêmico, a dedicação durante a pesquisa, valeu a pena. “Ser selecionado como um dos melhores artigos do congresso e, portanto, ser convidado a apresentar o trabalho, pode ser descrito como uma realização, uma vez que o trabalho se concretizou em um evento de tamanha importância, onde o potencial do estudo pode ser compartilhado. Para mim, a iniciação científica tem sido uma fonte de inspiração, me incentivando dentro e fora de sala de aula. Sinto que os conhecimentos apresentados nas aulas puderam ser colocados em prática de maneira a ampliar o entendimento acerca dos materiais de construção, em específico dos materiais cimentícios. Conhecimentos estes que certamente levarei para minha atuação profissional”, conta Eduardo. 

Para o professor do curso de Engenharia Civil, Thiago Guerra, o estudo tem grande impacto e influência na área de materiais, assim como na comunidade da região Oeste do Paraná. “A contínua exploração do assunto impulsiona a crescente inserção desses materiais reciclados no mercado, o que acabará por contribuir para um cenário mais sustentável e por vezes mais econômico”, explica Thiago.

O acadêmico de Engenharia Civil, ainda deu um conselho para os acadêmicos que pretendem participar na iniciação científica. “Aos acadêmicos que também se sentem propensos à iniciação científica, aconselho que iniciem seus estudos o quanto antes, pois além de auxiliar a aplicar os conhecimentos teóricos, os estudos em grupo de pesquisa facilitam o entendimento da escrita científica, bem como os processos que o método científico emprega. Fatores esses que acabam por facilitar também a própria realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, reforça Eduardo. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

05.05.2021

 

Galeria de Fotos

 

 

Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de oficina e atividade prática de Contação de Histórias
Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54° Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20