Institucional

CPE - Centro de Pesquisa e Extensão

XI Jornada Científica 2013         XII Jornada Científica 2014         XIII Jornada Científica 2015           XIII Jornada Científica 2016        XV Jornada Científica 2017

HISTÓRICO
O Centro de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Cascavel Univel, foi criado em 2004 e é um órgão acadêmico vinculado a Direção Geral da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa e extensão. É de competência do Centro de Pesquisa e Extensão:

I-    reunir-se em sessões extraordinárias sempre que convocado pela coordenação;
II-    gerenciar os núcleos relacionados às atividades de pesquisa e de extensão;
III-    promover e apoiar atividades de pesquisa e extensão;
IV-    propor termos de cooperação, convênios, acordos científicos, técnicos e culturais entre instituições de ensino, órgãos públicos e empresas;
V-    promover o intercâmbio científico, técnico e cultural, bem como entre discentes e docentes de instituições de ensino;
VI-    realizar e apoiar eventos extra-curriculares, culturais e científicos pertinentes ao seu objetivo;
VII-    promover e apoiar a publicação e divulgação da produção científica realizada.
O Centro de Pesquisa e Extensão orienta o processo de elaboração dos projetos, acompanha a execução por meio de análise dos relatórios, identifica fontes externas de recursos e coordena a Jornada Científica do Centro Universitário de Cascavel Univel.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica é um instrumento de apoio teórico-metodológico que permite introduzir o acadêmico na pesquisa científica. A iniciação científica é um compromisso da instituição para com o acadêmico, pois estimula o desenvolvimento do espírito critico a partir da pesquisa, permite a participação dos acadêmicos em eventos promovendo trocas de experiências. Os projetos de iniciação científica são propostos por alunos sob a orientação de um professor vinculado a Instituição.

PESQUISA
A pesquisa científica constitui-se como um conjunto de procedimentos com o objetivo de aprofundamento de um conhecimento ou a produção de um novo conhecimento, não pode ser uma simples reprodução. Segundo Pedro Demo (1987, p.23), “pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade”. Pesquisa segundo o Professor José Artur Teixeira Gonçalves é “a investigação de um problema (teórico ou empírico) realizada a partir de uma metodologia (que envolve tanto formas de abordagem do problema quanto os procedimentos de coleta de dados), cujos resultados devem ser válidos, embora a provisoriedade seja uma característica do conhecimento científico”.  Os projetos de pesquisa são propostos por professores da Instituição com a participação dos acadêmicos.

EXTENSÃO
A extensão universitária é uma atividade complementar ao ensino, visa a integração entre universidade e comunidade com objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural, conforma a missão do Centro Universitário de Cascavel Univel. É a possibilidade de extensão do conhecimento, permitindo o seu alcance a toda comunidade. Os projetos de extensão são propostos por professores da Instituição com a participação dos acadêmicos.

 


LINHAS INSTITUCIONAIS DE PESQUISA E LINHAS DE PESQUISA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVEL


 

O Centro Universitário Univel apresenta Linhas Institucionais de Pesquisa criadas com o propósito de transformar o contexto em que a Univel está inserida. Em conformidade com a missão institucional de "Ser um centro de excelência em educação superior, orientado para gerar consciência crítica, formando empreendedores com o perfil que as transformações da sociedade exigem, integrados com a realidade regional” a Univel incentiva diferentes tipos de trabalhos realizados na instituição, cujo conteúdo aborde temas transversais para o enriquecimento curricular e com impacto relevante na cidade de Cascavel e Região.

Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) de (1997), os temas transversais consistem em problemáticas sociais consideradas urgentes no contexto brasileiro. Eles abrangem os seguintes temas: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Em concordância com a PCN de 1997, tais temas podem ser adaptados conforme as necessidades de cada Região Brasileira.

Levando-se em consideração o contexto em que a Univel está inserida, bem como, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram realizadas discussões entre gestores institucionais, coordenadores e professores dos Cursos de Graduação, visando estruturar as Linhas de Pesquisa da Univel em concordância com as exigências da sociedade. Tais discussões culminaram na definição de seis Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais, definidas como Eixos Norteadores, dos quais a Univel desenvolverá trabalhos e atividades. Estas Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais são:

1 - Comunicação, Inovação e Tecnologias;

2 - Cultura, Educação e Direito;

3 - Sociedade, Organizações e Políticas Públicas;

4 - Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade;

5 - Controle de Sistemas, Processos Construtivos e de Fabricação;

6 - Ciências Biológicas e da Saúde.

Os Cursos de Graduação da Univel por meio de seus Núcleos de Estudos e Pesquisas desenvolvem estudos vinculados às Linhas Institucionais e as Linhas Específicas dos cursos de Graduação, conforme é apresentado a seguir:

LINHA GERAL 1: COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS

Esta Linha Geral de Pesquisa concentra estudos que utilizam a comunicação como forma de expressar e divulgar ações de âmbito social e econômico, que empregam a inovação e a tecnologia como forma de promoverem o desenvolvimento econômico e social em instituições públicas, privadas e comunidade. Há um interesse em associar a comunicação com a percepção, observação e construção do belo, com a criatividade e estética, com linguagens e discurso, com produção cultural, formas de expressão, mediações, convergências e rupturas em ambientes midiáticos. Promover discussões sobre a relação entre a comunicação e a tecnologia nas esferas social, cultural e econômica da sociedade. No âmbito inovativo e tecnológico, esta Linha Geral de Pesquisa enfatiza o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços ou melhoria na sua qualidade, que contribuem para o desenvolvimento econômico, regional e social e sustentável da comunidade, bem como de suas instituições. Interessa promover a inclusão social por meio da criação de novos mercados que tornem os produtos e serviços existentes acessíveis a novos grupos de consumidores.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação (NECOM), por meio de seus cursos de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Desing Gráfico e Fotografia, têm desenvolvido pesquisas relacionadas à Linha Geral de Comunicação, Inovação e Tecnologias. Especificamente neste núcleo, as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa específicas dos cursos abrangem:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação (NECOM)

Cursos: Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Desing Gráfico e Fotografia

  • Área de Concentração 1: Comunicação, Educação, Cultura e Tecnologia

-Linha de Pesquisa 1: Comunicação na Era Digital

-Linha de Pesquisa 2: Educomunicação

-Linha de Pesquisa 3: Linguagem, Alteridade e Semiótica

-Linha de Pesquisa 4: Interfaces Midiáticas e Gêneros Jornalísticos

  • Área de Concentração 2: Comunicação e Marketing

-Linha de Pesquisa 1: Marketing Estratégico

-Linha de Pesquisa 2: Comportamento do Consumidor

-Linha de Pesquisa 3: Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 4: Marcas

  • Área de Concentração 3: Comunicação, Imagem e Design

-Linha de Pesquisa 1: Identidade Visual

-Linha de Pesquisa 2: Comunicação Visual e Estética

-Linha de Pesquisa 3: Fotografia

-Linha de Pesquisa 4: Criatividade

 

LINHA GERAL 2: CULTURA, EDUCAÇÃO E DIREITO

Esta Linha Geral de Pesquisa tem interesse em desenvolver reflexões sobre aspectos culturais da comunidade, diversidade cultural, multiculturalismo, preservação da memória e patrimônio artístico cultural. Propõe discussões sobre a Educação e o Direito enquanto agentes mitigadores das diferenças culturais. Há um interesse em estudos que relacionem a Educação com diversidade e desigualdade social, práticas pedagógicas educativas de inclusão social, processo de formação de professores e pesquisadores. Nesta Linha Geral de Pesquisa, busca-se estudar os direitos de indivíduos em vulnerabilidade e com necessidades especiais, aspectos gerais em defesa da ética, ordem, justiça social, mediação de conflitos. Há um interesse em refletir sobre os paradigmas do Estado de Direito sob a ótica da modernidade.

As pesquisas relacionadas à Linha Geral de Cultura, Educação e Direito são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Artes (NEPEA) que abrange os cursos de Pedagogia e Artes e, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídicas e Sociais (NEJUS) vinculado ao curso de Direito.

Os cursos de Pedagogia e Artes, vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Artes (NEPEA), desenvolvem pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Artes (NEPEA)

Cursos: Pedagogia e Artes

  • Área de Concentração 1: Arte e Educação

-Linha de Pesquisa 1: Arte, cultura e sociedade

-Linha de Pesquisa 2: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes Visuais

-Linha de Pesquisa 3: Prática de ensino e aprendizagem aplicadas à expressão performática

-Linha de Pesquisa 4: Processos de ensino, aprendizagem, performance e criação musical

-Linha de Pesquisa 5: Arte-educação Inclusiva

  • Área de Concentração 2: Educação: teoria, políticas e práticas pedagógicas

-Linha de Pesquisa 1: Educação, cultura e sociedade

-Linha de Pesquisa 2: Processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do saber

-Linha de Pesquisa 3: Estado, políticas e gestão da educação

-Linha de Pesquisa 4: Currículo, avaliação e docência

-Linha de Pesquisa 5: Educação Inclusiva

-Linha de Pesquisa 6: Formação de professores

 

O curso de Direito, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídicas e Sociais (NEJUS), realiza pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídicas e Sociais (NEJUS)

Curso: Direito

  • Área de Concentração 1: Direitos Fundamentais

-Linha de Pesquisa 1: O Direito Privado em Reconstrução

-Linha de Pesquisa 2: Relações Sociais Público-privadas e Interprivadas

-Linha de Pesquisa 3: Liberdades Positivas

  • Área de Concentração 2: Direito, Estado e Regulações

-Linha de Pesquisa 1: Efetivação de Direitos e Políticas Públicas

-Linha de Pesquisa 2: Inovações Tecnológicas

-Linha de Pesquisa 3: Instituições e Compliance Jurídico

 

LINHA GERAL 3: SOCIEDADE, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Esta Linha Geral de Pesquisa tem interesse em discutir soluções para melhorar os serviços públicos, principalmente à saúde pública, prestados à população, criação de políticas públicas voltadas ao atendimento das demandas da população e no desenvolvimento de um sistema sustentável por meio de ações de aproximação entre instituições públicas, privadas e a sociedade. Há um interesse em investigações sobre gênero e políticas públicas, geração de emprego e renda, otimização de gastos públicos, transparência e controle da gestão pública e novos arranjos institucionais.

As pesquisas relacionadas à Linha Geral de Sociedade, Organizações e Políticas Públicas são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Pesquisa em Negócios (NEPEN) que abrange os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial e, também são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NESAU), vinculado aos cursos de Biomedicina, Educação Física,  Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial, vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios (NEPEN), desenvolvem pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios (NEPEN)

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial 

  • Área de Concentração 1: Organizações, Estratégias e Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 1: Estratégia, Análise Organizacional e Governança

-Linha de Pesquisa 2:  Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento 

-Linha de Pesquisa 3:  Marketing Estratégico, Comportamento do Consumidor e Relações Comerciais

-Linha de Pesquisa 4: Gestão Estratégica de Pessoas

-Linha de Pesquisa 5: Gestão do Agronegócio

-Linha de Pesquisa 6: Cooperativismo

-Linha de Pesquisa 7: Políticas Públicas

-Linha de Pesquisa 8: Desenvolvimento Sustentável

  • Área de Concentração 2: Contabilidade e Finanças

-Linha de Pesquisa 1: Contabilidade e Controladoria

-Linha de Pesquisa 2: Gestão Financeira e Mercado de Capitais

  • Área de Concentração 3: Operações, Tecnologia e Logística

-Linha de Pesquisa 1: Qualidade, Produtividade e Competitividade

-Linha de Pesquisa 2: Logística Estratégica

-Linha de Pesquisa 3: Tecnologia da Informação

 

Os cursos de Biomedicina, Educação Física,  Fisioterapia, Psicologia e Nutrição vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPSAU) desenvolvem pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPSAU)

Cursos: Biomedicina, Educação Física,  Fisioterapia e Nutrição

  • Área de Concentração 1: Biotecnologia e inovações sustentáveis

-Linha de Pesquisa 1: Biotecnologia aplicada a produtos naturais

-Linha de Pesquisa 2:  Gestão da produção de refeições para a coletividade

- Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de novos produtos para fins especiais

  • Área de Concentração 2: Patologia

-Linha de Pesquisa 1: Atuação multiprofissional sob aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de doenças crônico não transmissíveis, infecto contagiosas, parasitárias e osteomusculares

-Linha de Pesquisa 2:  Avaliação e intervenção em desordens cardiorrespiratórias e músculo esqueléticas

- Linha de Pesquisa 3: Nutrição Hospitalar: Terapia intensiva e Oncologia

- Linha de Pesquisa 4: Sociopsicopatologias, Doenças Psicossomáticas e Transtornos Mentais

  • Área de Concentração 3: Saúde Pública

-Linha de Pesquisa 1: Obesidade e suas interfaces

-Linha de Pesquisa 2: Educação Nutricional

-Linha de Pesquisa 3: Políticas públicas de saúde e qualidade de vida

  • Área de Concentração 4: A saúde mental e novas construções no século XXI

- Linha de Pesquisa 1:O Papel do psicólogo nas organizações e instituições

- Linha de Pesquisa 2: As novas demandas da Psicologia e suas ferramentas atuais

- Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de novas tecnologias e inovações sociais na área comunitária

 
LINHA GERAL 4: ESTRATÉGIAS, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Esta Linha Geral de Pesquisa tem interesse em discutir temas relacionados à dimensão ecológica, econômica e social do desenvolvimento sustentável, aborda questões relevantes sobre a sustentabilidade e as organizações e inovações sustentáveis. Há um interesse em refletir sobre práticas sustentáveis de produção agrícola e de alimentos, bem estar animal, controle biológico, tratamento de resíduos e preservação de áreas ambientais. Desenvolvimento de sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), racionalização do uso de energia, construções sustentáveis com materiais e tecnologias biocompatíveis, uso da iluminação natural na construção civil e urbanismo sustentável na criação e preservação de áreas verdes nas cidades.

As pesquisas relacionadas à Linha Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agrárias (NEAGR) que abrange os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Gastronomia e, também são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios (NEPEN) relacionado aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial.

Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Gastronomia, associados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agrárias (NEPAGR), desenvolvem pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agrárias (NEPAGR)

Cursos: Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Gastronomia

  • Área de Concentração 1: Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 1: Controle biológico, MIP, Tratamento de resíduos sólidos e líquidos, redução da emissão de gases, energia, fitoterápicos e biodiversidade

- Linha de Pesquisa 2: Sustentabilidade e valorização de produtores/alimentos regionais.

  • Área de Concentração 2: Análises químicas

-Linha de Pesquisa 1: Análise química e bioquímica de amostras orgânicas e inorgânicas

- Linha de Pesquisa 2: Controle de qualidade de alimentos e refeições

  • Área de Concentração 3: Produção vegetal e Tecnologias

-Linha de Pesquisa 1: Tecnologia de aplicação: mecanização agropecuária, agricultura de precisão, novas tecnologias para o uso agrícola, aplicação de defensivos

-Linha de Pesquisa 2:  Produção vegetal: Rotação de culturas, plantio direto, biotecnologia, desenvolvimento de culturas, plantas invasoras e produção de sementes

  • Área de Concentração 4: Pós colheita

-Linha de Pesquisa 1: Produção de sementes, armazenamento e beneficiamento de grãos, sementes e frutas

  • Área de Concentração 5: Produção e manejo animal

-Linha de Pesquisa 1: Produção e beneficiamento animal: bem estar animal, ética no manejo de animais, biotecnologia, tecnologia de alimentos

-Linha de Pesquisa 2:  Nutrição animal: conversão alimentar

 

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial, relacionados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios (NEPEN), elaboram pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios (NEPEN)

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Comercial 

  • Área de Concentração 1: Organizações, Estratégias e Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 1: Estratégia, Análise Organizacional e Governança

-Linha de Pesquisa 2:  Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento 

-Linha de Pesquisa 3:  Marketing Estratégico, Comportamento do Consumidor e Relações Comerciais

-Linha de Pesquisa 4: Gestão Estratégica de Pessoas

-Linha de Pesquisa 5: Gestão do Agronegócio

-Linha de Pesquisa 6: Cooperativismo

-Linha de Pesquisa 7: Políticas Públicas

-Linha de Pesquisa 8: Desenvolvimento Sustentável

  • Área de Concentração 2: Contabilidade e Finanças

-Linha de Pesquisa 1: Contabilidade e Controladoria

-Linha de Pesquisa 2: Gestão Financeira e Mercado de Capitais

  • Área de Concentração 3: Operações, Tecnologia e Logística

-Linha de Pesquisa 1: Qualidade, Produtividade e Competitividade

-Linha de Pesquisa 2: Logística Estratégica

-Linha de Pesquisa 3: Tecnologia da Informação

 
LINHA GERAL 5: CONTROLE DE SISTEMAS, PROCESSOS CONSTRUTIVOS E DE FABRICAÇÃO

Esta Linha Geral de Pesquisa tem interesse em discutir temas relacionados à efetividade de sistemas produtivos na fabricação e automação produtos e prestação de serviços em instituições privadas, governamentais ou não governamentais. Há um interesse no desenvolvimento de novos sistemas, na busca de soluções otimizadas e métodos de racionalização para sistemas de produção e automação. No âmbito dos Processos Construtivos, há um interesse na habitação social como forma de melhoria da qualidade de vida das pessoas, planejamento urbano em áreas carentes, otimização das etapas de construção civil para redução dos resíduos de construção. No domínio da Fabricação, busca-se refletir sobre o desenvolvimento de produtos ou serviços tecnológicos visando melhoria nas condições de vida das pessoas visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de indivíduos com incapacidade ou mobilidade reduzida.

As pesquisas relacionadas à Linha de Controle de Sistemas, Processos Construtivos e de Fabricação são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Engenharias (NEPENG) relacionado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, TADS e Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, os quais elaboram pesquisas e projetos considerando as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Engenharias (NEPENG)

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e TADS.

  • Área de Concentração 1: Projeto, Processos e Gestão de Operações

-Linha de Pesquisa 1: Sistemas produtivos e Logística

-Linha de Pesquisa 2: Inovação, Segurança  e Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 3: Qualidade

-Linha de Pesquisa 4: Projeto e Desenvolvimento de Produto

-Linha de Pesquisa 5: Usinagem dos Materiais e Automação da Manufatura

-Linha de Pesquisa 6: Caracterização dos Materiais

  • Área de Concentração 2: Automação, Projeto Mecânico, Térmica e Fluídos

-Linha de Pesquisa 1: Controle de Sistemas Mecânicos e Mecânica Computacional

-Linha de Pesquisa 2: Fluidodinâmica

-Linha de Pesquisa 3: Controle Térmico em Ambientes

  • Área de Concentração 3: Engenharia de Estruturas

-Linha de Pesquisa 1: Métodos numéricos

-Linha de Pesquisa 2: Estruturas de concreto e alvenaria

-Linha de Pesquisa 3: Estruturas metálicas e mistas

-Linha de Pesquisa 4: Estruturas de madeira e derivadas da madeira

-Linha de Pesquisa 5: Mecânica das estruturas

-Linha de Pesquisa 6: Recuperação e reforço de estruturas

-Linha de Pesquisa 7: Tecnologia da construção

  • Área de Concentração 4: Programação, Engenharia de Software e Aprendizagem

-Linha de Pesquisa 1: Paradigma Orientado a Objetos e Paradigma Funcional

-Linha de Pesquisa 2: Arquitetura de Microsserviços

-Linha de Pesquisa 3: Metodologias Ágeis

-Linha de Pesquisa 4: BigData, Data Lake e Machine Learning

  • Área de Concentração 5: Projeto, Inovação e Sustentabilidade

-Linha de Pesquisa 1: Produção da Arquitetura

-Linha de Pesquisa 2: Projeto de Arquitetura: Teoria e Método

-Linha de Pesquisa 3: Urbanismo

 

LINHA GERAL 6: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Esta Linha Geral de Pesquisa tem interesse em discutir sobre práticas alimentares, tradicionais e populares, e sua relação com a segurança alimentar e nutricional, sobre o consumo saudável e a produção e distribuição de alimentos na agricultura familiar. Há um interesse em investigação epidemiológica de fatores ambientais e sua influência no desenvolvimento de doenças infecto contagiosas, crônicas não transmissíveis, parasitárias e osteomusculares. Esta linha abrange reflexões sobre estratégias multiprofissionais para o tratamento de agravos à saúde humana e a aplicação de biotecnologias direcionadas ao desenvolvimento social e humano. Há um espaço para discussão sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações sociais na área de saúde humana e para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de algumas linhas relacionadas a doenças psicossomáticas e saúde mental bastante relacionada aos estudos da Psicologia. As áreas de concentração dessa linha versam sobre Biotecnologia e inovações sustentáveis, Patologias, Saúde Pública e Saúde mental e novas construções do século XXI. Tais áreas se subdividem em diversas linhas de pesquisa cada uma, que são formuladas no sentido de direcionar e enquadrar as pesquisas relacionadas aos cursos da IES bem como orientar os docentes e discentes acerca do campo de pesquisa.

As pesquisas relacionadas à Linha de Ciências Biológicas e da Saúde são desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPSAU) relacionado aos cursos de Biomedicina, Educação Física,  Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. As pesquisas e projetos elaborados por este núcleo abrangem as seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPSAU)

Cursos: Biomedicina, Educação Física,  Fisioterapia e Nutrição

  • Área de Concentração 1: Biotecnologia e inovações sustentáveis

-Linha de Pesquisa 1: Biotecnologia aplicada a produtos naturais

-Linha de Pesquisa 2:  Gestão da produção de refeições para a coletividade

- Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de novos produtos para fins especiais

  • Área de Concentração 2: Patologia

-Linha de Pesquisa 1: Atuação multiprofissional sob aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de doenças crônico não transmissíveis, infecto contagiosas, parasitárias e osteomusculares

-Linha de Pesquisa 2:  Avaliação e intervenção em desordens cardiorrespiratórias e músculo esqueléticas

- Linha de Pesquisa 3: Nutrição Hospitalar: Terapia intensiva e Oncologia

- Linha de Pesquisa 4: Sociopsicopatologias, Doenças Psicossomáticas e Transtornos Mentais

  • Área de Concentração 3: Saúde Pública

-Linha de Pesquisa 1: Obesidade e suas interfaces

-Linha de Pesquisa 2: Educação Nutricional

-Linha de Pesquisa 3: Políticas públicas de saúde e qualidade de vida

  • Área de Concentração 4: A saúde mental e novas construções no século XXI

- Linha de Pesquisa 1:O Papel do psicólogo nas organizações e instituições

- Linha de Pesquisa 2: As novas demandas da Psicologia e suas ferramentas atuais

- Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de novas tecnologias e inovações sociais na área comunitária