Do campo para a mesa: projeto de Gastronomia realiza evento sobre produtos orgânicos

Destacando a importância desses produtos, o evento proporcionou novos conhecimento e experiências sobre os alimentos orgânicos

Unindo alimentação e saúde, a professora Gabriela Bucaneve Guedes e os alunos de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel idealizaram um projeto para aproximar os restaurantes e outros estabelecimentos de gastronomia dos produtores orgânicos. “O objetivo é facilitar o acesso, para que eles saibam onde procurar e encontrar os produtos”, explica Gabriela.

Na última semana os alunos do projeto realizaram o 2º Workshop de Produtos Orgânicos de Cascavel e Região, que reuniu chefs, produtores e interessados no assunto para conhecer mais sobre esses produtos.

A Chef de Cozinha, Gabriela Vilar de Carvalho, veio de Curitiba para falar sobre “Orgânicos como tendência mundial na Gastronomia”. Proprietária do restaurante Quintana Gastronomia, um espaço de referência em comida saudável e com mais 20 anos de carreira, a profissional contou sobre a realidade e o funcionamento de um restaurante que segue os princípios de alimentos orgânicos e sustentável.

Além disso, o evento contou com a participação da Cooperativa Cores da Terra, que abordou o tema “Aproximação do campo à mesa”, e o professor Alex Santos, que falou sobre “Como agregar valor a sua marca com produtos orgânicos”. “Achei o evento maravilhoso, são poucas oportunidades que temos e Cascavel tem um grande potencial para isso. A Univel se mostrou muito a frente com essa vontade de estimular isso nas pessoas”, conta o Engenheiro Ambiental, Tiago Perez Vieira.

Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma degustação dos preparos que os alunos do curso fizeram com produtos orgânicos. O estudante de Gastronomia, Vitor Marcelo Schecheli, ainda ressaltou a importância de abordar esse tema tanto com os restaurantes, quanto com os estudantes. “Na nossa região o cenário de orgânicos ainda é muito pequeno, é muito importante criarmos uma cultura de orgânicos, então começamos pequenos, fazendo a nossa parte e buscando parcerias. Um dos pilares para criarmos essa cultura é começar justamente com quem está iniciando agora uma vida profissional, para sair daqui com essa visão da importância dos orgânicos”.

19.11.2019

Semana de Saúde do Sistema Penitenciário recebe alunos e professores da Univel
Coordenadora do curso de Psicologia da Univel ministra palestra em Dourados - MS