O primeiro lugar da categoria Amador do II Desafio Cine 100 é da Univel

A aluna Aline Sartor, de Fotografia, e Gabriel Portella, de Jornalismo fizeram o curta “Por você”

A faculdade é um dos melhores locais para testar ideias, criar, desenvolver projetos  e praticar diferentes áreas. Em busca de novos desafios os acadêmicos Aline Sartor do curso de Fotografia, e Gabriel Portella, de Jornalismo, participaram do II Cine 100, um evento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel.

O Coordenador dos cursos de Comunicação do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Rodrigo Cardoso, explica que por meio de atividades práticas o acadêmico desenvolve competências em diversas áreas do conhecimento, conquistando um grande diferencial. “Sempre estimulamos a participação em projetos de extensão, porque estas atividades fora da sala de aula contribuem para a formação de competências e habilidades dos alunos. Então nós incentivamos os alunos a participar, usar nossos laboratórios e equipamentos para criar e mostrar seus trabalhos a sociedade”, explica.

Desde os primeiros semestres os acadêmicos iniciam as aulas práticas, assim, ampliando ao máximo a experiência e criatividade. “Nós ná praticamos o vídeo há 8 meses e queríamos colocar em prática o conhecimento adquirido em sala, pois gostamos de cinema. Buscamos ter esta experiência de tentar uma coisa simples, objetiva, e bem feita, que fosse do nosso jeito e com a nossa cara”, explica o acadêmico de Jornalismo Gabriel Portella.

A aluna de Fotografia, Aline Sartor, explica que a experiência veio para agregar ainda mais na formação. “Estamos começando a faculdade então é muito gratificante, porque temos apenas 18 anos, e este prêmio agrega demais na nossa carreira, como especialização, currículo e aprendizado. Ter este crédito em nosso nome é muito gratificante, nos anima”, ressalta.

“Por Você”

Por Você é um curta que mostra a vida de Noah após a perda do seu melhor amigo, Tony, em um grave acidente de carro. A história aborda a preocupação dos colegas e familiares, o luto e a superação da perda.

Gabriel foi o editor do vídeo e explica que o objetivo foi falar de uma das coisas mais significativas da vida, a amizade. “A amizade é algo muito bonito, todo ser humano se identifica. A perda é triste e as pessoas não querem falar, porque dói,mas temos que falar”, explica. O título do filme teve inspiração na música que compõe a trilha sonora, escrita e produzida por Kaio Cereza, de 13 anos, que também interpreta Noah, e este foi um dos diferenciais da produção. “Nós jovens buscamos espaço para mostrarmos no que somos bons e gostamos. Este curta nos oportunizou desenvolver um bom trabalho e com resultado”, explica Gabriel.

II Cine 100

A cerimônia de premiação do evento aconteceu no dia 28 de abril e recebeu aproximadamente 500 pessoas no Teatro Municipal Sefrin Filho. Cerca de 35 equipes participaram da competição, e uma destas foi a vencedora da Categoria Amador, equipe Bonds, de Céu Azul.

O desafio é baseado em uma competição onde os participantes recebem a missão de elaborar um roteiro, pré-produção, produção, pós-produção e finalização em 100 horas de execução total. Para deixar a disputa ainda mais acirrada, são sorteados um limitador visual e outro sonoro para a produção. A equipe bonds recebeu o limitador visual “Um churrasco de fogo de chão” e sonoro “Mais de uma vez ouvimos um trovão”.

Na produção os acadêmicos contaram com a estrutura da Univel e suporte dos professores, que incentivam os acadêmicos a fomentar a cultura do cinema na cidade. “O Cine 100 é um evento que vem para somar na área da comunicação, pois Cascavel é uma área muito carente quando se fala de cinema, e estimula profissionais da área”, reforça o Coordenador do curso, Rodrigo Cardoso.

Ficha Técnica:

Direção: Aline Sartor (Fotografia) e Gabriel Portella (Jornalismo)

Trilha Sonora: Kaio Cereza

Direção Fotográfica: Aline Sartor (Fotografia)

Edição: Gabriel Portella (Jornalismo)

Atores: Kaio Cereza (Noah), Thiago Rios (Tony) e Simone Fontana (Mãe), professora de Artes da Univel.

Além do prêmio, os acadêmicos receberam muito carinho dos colegas na publicação do vídeo na página oficial do desafio, confira: https://www.facebook.com/desafiocine100/videos/811070799262904/

Assista o curta em nosso canal do YouTube: https://youtu.be/caetaUx5OdM

03.05.2019

Galeria de fotos