Institucional

Imprensa

Prouni, FIES, PAP: conheça os programas que auxiliam na formação acadêmica dos estudantes

 

A Univel oferece bolsas nos programas do Governo Federal e, de forma alternativa, um financiamento próprio da instituição

Os planos de ingressar em uma graduação podem ser concretizados em 2021. O Governo Federal possui dois programas que tornam este sonho real: o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (FIES).

Você já deve ter ouvido falar neles, mas fique atento porque serão realizados de maneira diferente das edições anteriores, até mesmo as datas.

Além disso, no Centro Universitário de Cascavel – Univel são ofertadas bolsas nos dois programas e, ainda, o Plano Alternativo de Pagamento (PAP), um financiamento próprio da instituição voltado aos estudantes que não conseguirem FIES ou Prouni.

Confira abaixo os detalhes dos programas e escolha o melhor para você:

Prouni

O Prouni dá direito a bolsas de estudo em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares, como na Univel. São duas modalidades: bolsa integral de 100% da mensalidade (renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo) e bolsa parcial de 50% da mensalidade (renda familiar mensal por pessoa de 1,5 a 3 salários mínimos).

Neste ano as notas usadas foram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que os resultados do processo seletivo de 2020 estão previstos para serem divulgados somente em março de 2021. A edição do Prouni para o segundo semestre deste ano ainda não teve data confirmada. 

O resultado da seleção foi publicado em 19 de janeiro.

FIES

Você estudante ainda tem a opção de fazer o Financiamento Estudantil (FIES), que tem a finalidade de fornecer vagas de financiamento de cursos, nas modalidades integral ou parcial, em IES privadas.

Fique atento ao prazo! As inscrições para o FIES 2021 acontecem de 26 a 29 de janeiro e todo o processo acontece pelo site do Ministério da Educação, na página do SisFIES 2021.

PAP

Quem não conseguir participar de um dos programas do governo ainda têm a possibilidade de contratar o Plano Alternativo de Pagamento (PAP), um financiamento próprio da instituição de ensino voltado aos estudantes que não conseguirem FIES ou Prouni.

Ele financia até 50% da mensalidade e este percentual é disponibilizado de acordo com a renda do aluno e do grupo familiar (das pessoas que moram com ele). Quanto aos pagamentos, parte das mensalidades serão descontadas durante o curso e o restante quando concluir a graduação, parcelado no mesmo prazo financiado, sendo pago o valor da mensalidade vigente no ano do pagamento.

O PAP não exige conta em banco, pois é um processo feito direto com a Univel. Mas obrigatoriamente será necessário um fiador com renda comprovada de, no mínimo, três vezes o valor da mensalidade e sem restrição no nome. Importante também lembrar que este é um programa alternativo, então, é obrigatório que o aluno que contrata o PAP faça a inscrição para o Prouni e o FIES.

Além do processo padrão de matrícula, para a inscrição o estudante também precisa apresentar algumas documentações no setor do PAP no período definido para inscrições. A lista de documentos está disponível no site www.univel.br/pap. E já é possível fazer a inscrição para o PAP, com análise de aprovação imediata. 

Mais informações

O Vestibular Univel 2021 já está disponível para inscrição, e acontece de forma agendada na instituição ou online. Acesse o site www.univel.br e inscreva-se!

Está com dúvidas? Você pode entrar em contato com o setor do FIES, PAP e Prouni, pelo telefone: (45) 3036-3646 ou pelo e-mail: fies@univel.br e, também, com o Vestibular da Univel, no número (45) 3036-3664 e e-mail: vestibular@univel.br

Flexibilidade no estudo: conheça o ensino a distância da Univel
Agronomia: aulas práticas que desenvolvem o aprendizado